O Recôncavo Afro Festival (RAF) inicia oficialmente sua programação na quarta-feira (20/11/2024), no município de Cachoeira, Bahia, com uma série de atividades dedicadas à promoção de produções artísticas afrodescendentes. A abertura contará com a apresentação da cantora Sued Nunes no Cine Theatro Cachoeirano, seguida de atrações culturais programadas até o dia 24 de novembro, data de encerramento das atividades em São Félix, cidade vizinha que estreia o evento na quinta-feira, dia 21. Com um calendário que inclui ainda Maragogipe, Santo Amaro e Salvador, o festival busca celebrar a cultura afro-brasileira no Recôncavo Baiano.
O RAF se divide em diversas categorias artísticas, incluindo Audiovisual, Artes Visuais, Artes Cênicas e Música Instrumental, proporcionando uma agenda gratuita que ocupa locais culturais de relevância na região. Durante os cinco dias iniciais, a programação nos municípios de Cachoeira e São Félix contempla uma Feira de Empreendedorismo, sessões de cinema, exposições artísticas e apresentações de música e dança. A proposta é oferecer desde apresentações de orquestras e fanfarras locais até o Baile TBT, evento que destaca a música baiana independente e fomenta a diversidade cultural.
Marvin Pereira, coordenador de curadoria do festival, enfatizou a importância de uma curadoria voltada para valorizar artistas e expressões afrodescendentes da região.
“Pensando em oferecer atividades de diferentes linguagens, o festival busca empoderar os talentos pretos deste território, proporcionando visibilidade e reconhecimento. Serão dias repletos de música, dança, artes visuais, cinema e celebração da cultura do Recôncavo Baiano”, afirmou Pereira.
Na programação audiovisual, o destaque fica por conta da exibição do longa-metragem Malês, dirigido pelo renomado cineasta Antonio Pitanga, que celebra 65 anos de carreira. A sessão, marcada para sexta-feira (22), às 18h30, no Cine Theatro Cachoeirano, contará com a presença do diretor e da atriz Samira Carvalho, que protagoniza a obra. Após a exibição, Pitanga e Carvalho participarão de um diálogo com o público, proporcionando um espaço para reflexão sobre a história retratada no filme, que aborda a Revolta dos Malês, a maior rebelião de africanos escravizados do Brasil, e que foi gravado em locações históricas de Cachoeira e Salvador.
O município de São Félix, localizado do outro lado da ponte sobre o Rio Paraguaçu, será o centro das atividades audiovisuais do RAF, com uma programação composta por longas e curtas-metragens produzidos no Recôncavo e em outros estados, como Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. Everlane Moraes, curadora da seção de Audiovisual, destaca o intercâmbio cultural promovido pelo festival:
“Estamos na expectativa de mergulhar na cultura dessas cidades que compõem o Recôncavo e conhecer essa variedade de artistas e linguagens, promovendo esse intercâmbio cultural e descentralizando essas produções da capital.”
As atividades do RAF serão levadas ainda a outros municípios baianos. O próximo destino é Maragogipe, de 28 a 30 de novembro; seguido de Santo Amaro, de 5 a 7 de dezembro; e Salvador, de 12 a 15 de dezembro, onde o festival concluirá seu ciclo. Detalhes da programação para esses locais serão divulgados em breve.
O Recôncavo Afro Festival é uma iniciativa da Odé Produções e Ayabá Produtora Criativa e Audiovisual, com apoio do Nubank por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, além do Ministério da Cultura, do Governo Federal e da União. O projeto conta também com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Cultura e da Superintendência de Fomento ao Turismo, que contribuem para a realização deste evento dedicado à preservação e valorização das manifestações culturais afrodescendentes no Recôncavo Baiano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




