Em celebração ao Dia Mundial do Diabetes, a Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reiterou seu compromisso com o atendimento e cuidado de 49.294 pacientes diabéticos na rede pública municipal. A data visa promover a conscientização sobre a importância da prevenção e do controle da diabetes, doença crônica que afeta uma parte significativa da população brasileira.
A Secretaria Municipal de Saúde tem implementado diversas ações para garantir o acompanhamento contínuo dos pacientes diabéticos. Um dos principais avanços foi a ampliação da distribuição de fitas de glicemia nas Unidades de Saúde da Família (USFs), especialmente nas unidades vinculadas ao programa Saúde na Hora. Esse programa oferece atendimento estendido, das 8h às 21h, facilitando o acesso dos pacientes ao monitoramento glicêmico, tanto durante o dia quanto à noite. As unidades beneficiadas incluem locais como Campo Limpo, Liberdade, Queimadinha, George Américo, Parque Ipê, Videiras, Rua Nova e Barroquinha.
A secretária de Saúde de Feira de Santana, Cristiane Campos, afirmou que o monitoramento regular da glicemia e a continuidade do tratamento são essenciais para a prevenção de complicações relacionadas à diabetes. “Garantir o tratamento contínuo para nossos pacientes com diabetes é essencial para prevenir complicações graves. A ampliação da oferta de fitas de glicemia nas unidades Saúde na Hora fortalece o nosso compromisso de cuidar da saúde e bem-estar da nossa população, oferecendo o suporte necessário para o monitoramento constante da glicemia”, destacou a secretária.
A retirada das fitas de glicemia é realizada pelos pacientes após a renovação da receita, que deve ser feita na unidade de saúde onde o paciente está cadastrado. O processo inclui uma avaliação médica e de enfermagem, que resulta em um relatório autorizando a retirada das fitas. Os pacientes inscritos no programa Hiperdia, voltado ao controle da Hipertensão e Diabetes, têm direito a um fornecimento mensal das fitas, de acordo com a prescrição médica. Para aqueles que necessitam de mais de 100 unidades de fitas, é exigido um relatório médico justificando a quantidade, que será analisada pela assistência farmacêutica.
Além disso, a receita e o relatório têm validade para três dispensações mensais. Para receber as fitas, o paciente deve apresentar o Mapa de Controle Glicêmico, um documento essencial para o acompanhamento da evolução do tratamento. Caso o paciente não apresente o documento ou utilize uma quantidade divergente de fitas, o fornecimento será suspenso até nova avaliação.
A ampliação do acesso a fitas de glicemia, juntamente com o monitoramento regular, reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer o suporte necessário para o controle da diabetes, doença que exige vigilância constante e cuidados para evitar complicações graves.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from rnal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




