Na terça-feira (12/11/2024), às 14h55, o primeiro grupo de estudantes atletas baianos partiu rumo a João Pessoa, na Paraíba, para disputar os Jogos da Juventude, evento esportivo nacional que ocorrerá entre os dias 13 e 28 de novembro. A delegação baiana, composta por 50 pessoas, inclui 33 jovens com idades entre 13 e 17 anos, além de membros da comissão técnica, jornalistas e fisioterapeutas. A saída aconteceu no Aeroporto Internacional de Salvador.
Os estudantes competirão nas modalidades de badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, taekwondo, tênis de mesa e tiro com arco. As provas terão início em 12 de novembro e se estenderão até o dia 17, abrangendo atletas de escolas públicas e particulares de diversos municípios baianos. A delegação baiana conta com participantes de 14 cidades: Barra da Estiva, Barreiras, Camaçari, Cruz das Almas, Eunápolis, Irecê, Jequié, Juazeiro, Madre de Deus, Manoel Vitorino, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Salvador e Simões Filho.
A delegação da Bahia será formada por 189 pessoas, sendo 147 competidores, e viajará em três grupos distintos: o primeiro em 12 de novembro, o segundo em 17 de novembro e o terceiro em 23 de novembro. Todos os voos terão partida às 14h55, com encontros para o embarque agendados entre 12h30 e 13h.
A realização da viagem foi coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) e da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego e Esporte (Setre). A Federação Baiana de Esporte Escolar (FBEE) foi a responsável pela execução das seletivas escolares que classificaram os atletas. Além disso, o governo estadual forneceu os uniformes de viagem e as passagens aéreas para os competidores e seus dirigentes.
Os Jogos da Juventude, promovidos pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), reunirão cerca de 4,2 mil estudantes atletas de todas as unidades federativas do Brasil, além de 750 treinadores e 558 árbitros. Este evento é considerado o maior torneio esportivo escolar do país e visa promover o esporte entre jovens estudantes.










Deixe um comentário