O Exército israelense ampliou neste domingo (17/11/2024) sua ofensiva no Líbano, com bombardeios em Beirute e no sul do país. Os ataques ocorreram em meio à escalada do conflito com o Hezbollah, movimento xiita apoiado pelo Irã. Em resposta à intensificação das ações militares, autoridades libanesas suspenderam as aulas em escolas e universidades da capital nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19), citando riscos à segurança.
Na última semana, as forças israelenses iniciaram uma segunda fase de operações terrestres no Líbano, após uma tentativa frustrada de avançar em áreas estratégicas como Khyam, no sudeste do país. Combates intensos têm sido registrados em diversas regiões, incluindo a fronteira ocidental, onde as tropas israelenses avançaram entre quatro e seis quilômetros.
Em Beirute, dois ataques aéreos neste domingo atingiram o distrito de Ras el-Nabaa e o bairro comercial de Mar Elias. Entre as vítimas está Mohammad Afif, porta-voz do Hezbollah, morto no primeiro bombardeio, que também deixou 14 feridos, incluindo duas crianças. No segundo ataque, duas pessoas morreram e 13 ficaram feridas em uma área residencial.
O Hezbollah confirmou em comunicado a morte de Mohamad Afif al Nabulsi, descrevendo-o como um líder sênior da organização. O grupo respondeu aos ataques lançando cerca de 30 foguetes contra a Galileia e Haifa, no norte de Israel, alguns dos quais foram interceptados pelo sistema de defesa israelense.
Desde o início da intensificação dos conflitos em setembro, Israel tem combatido em duas frentes: contra o Hezbollah no Líbano e o Hamas na Faixa de Gaza. As autoridades libanesas relatam mais de 3.500 mortes em ataques desde outubro de 2023, enquanto o Exército israelense informou ter atingido mais de 200 alvos no Líbano nas últimas 36 horas.
Moradores de Beirute relatam dificuldades causadas pelos bombardeios frequentes, que têm impactado a vida cotidiana na capital. Estudantes, como Sary Raydan, descrevem o cenário como desafiador, com explosões contínuas e incertezas sobre áreas seguras.
*Com informações da RFI.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




