O encerramento da temporada 2024 do projeto Feira Tem Teatro será marcado pelas apresentações do espetáculo “Nelson em Jogo”, nos dias 8 e 9 de novembro, às 20 horas, no Teatro do Cuca, em Feira de Santana. Com base na obra do dramaturgo Nelson Rodrigues, a peça explora temas da sociedade dos anos 1950, apresentando ao público um olhar crítico sobre hipocrisias e dilemas sociais da época. A montagem é realizada pelo Grupo Conto em Cena, que já foi indicado à principal premiação do norte e nordeste na categoria Espetáculo do Interior. Os ingressos estão disponíveis para compra na plataforma Sympla.
“Nelson em Jogo” propõe uma análise da complexidade psicológica e social que caracteriza a obra de Nelson Rodrigues, utilizando uma estética que coloca personagens e suas histórias em evidência. A peça convida o espectador a refletir sobre questões sociais, reforçando as contradições e os valores que permeiam a sociedade brasileira retratada pelo autor.
O primeiro conto encenado, “Noiva da Morte”, aborda a questão de gênero ao narrar a história de Alipinho, um jovem de classe média criado com delicadeza pela mãe, em contraste com as exigências rígidas do pai. Com a saúde debilitada, o pai confia ao médico da família a missão de moldar o comportamento do filho, de forma a adequá-lo às expectativas da época. Na tentativa de forçar Alipinho a se casar, o médico manipula situações que evidenciam os valores morais da sociedade dos anos 1950.
O segundo conto, “O Justo”, trata do tema do abuso sexual no ambiente familiar. A história acompanha Isaurinha, uma jovem acolhida pela família de Sr. Clementino, que, ao surgir grávida, provoca desconfiança e tensão entre os familiares. Ao apontar Jucá, o filho solteiro da casa, como o pai do bebê, Isaurinha desestabiliza o ambiente conservador, levando Clementino a obrigar o casamento dos dois para preservar a honra familiar.
O projeto Feira Tem Teatro é realizado com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, e também com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura. Essa parceria permite que o público local tenha acesso a produções teatrais que promovem a reflexão e o debate de temas relevantes, como os abordados nas obras de Nelson Rodrigues.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




