O 1º Encontro de Teatros Negros do Portal dos Sertões (ETENPS), promovido pelo Grupo de Estudo e Trabalho em Teatros Negro (GETTEN), acontecerá nos dias 29 e 30 de novembro de 2024, no Museu de Arte Contemporânea de Feira de Santana (MAC). Com uma programação gratuita, o evento busca difundir e aprofundar as discussões sobre as teatralidades negras, além de prestar uma homenagem ao ator, diretor e produtor cultural José Guedes, reconhecendo sua contribuição para o teatro feirense e baiano.
O evento marcará a conclusão do segundo ano do Ciclo Formativo em Teatros Negros, com a entrega dos Troféus de Teatros Negros Abdias Nascimento e Léa Garcia a profissionais do cenário teatral local, regional e nacional. Entre os homenageados estão o próprio José Guedes, o ator e pesquisador Monilson dos Santos, o dançarino e produtor cultural Andhy Oliveira, e as atrizes Milena Calmon, Andrea Mattos e Mawusi Tulani.
Além da homenagem, o ETENPS incluirá uma série de atividades formativas, como oficinas e minicursos. Destacam-se o minicurso sobre poéticas insurgentes ministrado pelo quilombola e ator Dr. Monilson dos Santos, e a oficina sobre a importância das danças dos Orixás, conduzida pelo ator e dançarino Andhy Oliveira. A programação também contará com apresentações, como o espetáculo da CIA Gastão Guimarães e o monólogo sobre Abdias Nascimento, apresentado por Roberto Neto, técnico em teatro e pesquisador do GETTEN.
A edição inaugural do evento tem como tema “PRETAgonizando nossas histórias e ABRINDO caminhos para outros corpos pretos na CENA: a essência de José Guedes”. O objetivo é fomentar um espaço de reflexão e atuação sobre a presença e a contribuição da comunidade negra nas artes cênicas, com enfoque no teatro. Em 2025, o GETTEN realizará o 1º Festival de Teatros Negros de Feira de Santana (FETENFS), uma continuidade da iniciativa que visa consolidar o movimento de teatralidades negras na cidade e no território do Portal do Sertão.
O GETTEN é uma extensão formativa do Projeto Afro-Literário Leitura Negra (PLEN), criado em 2021 com o intuito de promover a formação antirracista e o estudo da literatura e teatro negros. O PLEN, idealizado por Roberto Neto, também coordena o Ciclo Formativo em Teatros Negros, preparando futuros profissionais e atuantes nas artes cênicas. O projeto se dedica a promover ações permanentes e formativas, com oficinas, minicursos e rodas de conversa, além de realizar estudos e pesquisas sobre as pedagogias teatrais negras.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




