Nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2024, a Escola Municipal Antônio Antunes dos Santos, localizada na comunidade de Terra Dura, no distrito de Humildes, em Feira de Santana, foi palco do Sarauzinho, evento que celebrou a literatura e a troca de saberes. O evento envolveu estudantes do Grupo 04 ao 5º ano, que, ao longo de semanas, exploraram as obras de Leandro Menezes, historiador e professor da rede municipal, e de Ricardo Ishmael, jornalista e escritor de livros infantis. As leituras abordaram temas relevantes, como infância, bullying, ancestralidade e amizade, conectando os alunos a conteúdos que refletem suas realidades e vivências.
O Sarauzinho representou a culminância do Projeto de Leitura intitulado “Quem disse que não gostamos de ler?”, idealizado e coordenado pelo professor Alex Santana. Este projeto visa incentivar os estudantes a se engajar na leitura de maneira lúdica e envolvente. O professor Alex ressaltou que “o objetivo é que cada criança sinta-se representada nas histórias e que, ao mesmo tempo, possa refletir sobre valores importantes para a vida em comunidade.”
Durante os dois dias do evento, diferentes turmas apresentaram esquetes e encenações inspiradas nas obras estudadas, ilustrando temas como respeito às diferenças, valor das raízes e o poder da amizade. Em momentos de roda de conversa, alunos e professores compartilharam suas impressões sobre os textos e refletiram sobre as mensagens transmitidas pelas histórias. O ambiente foi de confraternização e apoio mútuo, com os estudantes demonstrando entusiasmo para exibir seus talentos e descobertas.
Embora o escritor Ricardo Ishmael não tenha podido comparecer ao evento devido a compromissos de trabalho, ele gravou uma mensagem em vídeo para os estudantes. Na gravação, Ishmael elogiou o trabalho realizado pela escola e expressou seu desejo de visitá-los em breve, reforçando a importância da literatura no processo educativo.









Deixe um comentário