A Fundação Hospitalar de Feira de Santana deu início, entre os dias 5 e 6 de novembro de 2024, à VI Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho (SIPAT), um evento promovido pela Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher. A iniciativa visa proporcionar aos trabalhadores do hospital informações sobre a prevenção de acidentes no ambiente de trabalho e sobre doenças ocupacionais, temas abordados por especialistas ao longo do evento.
Com os temas “Principais diferenças entre acidente de trabalho e acidente de trajeto” e “Importância da prevenção de doenças ocupacionais”, a programação foi aberta com uma palestra de Müller de Almeida Costa, técnico referência em Saúde do Trabalhador no Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST). Durante a apresentação, Costa orientou os participantes sobre a distinção entre acidentes de trabalho e acidentes de trajeto, enfatizando a relevância do conhecimento sobre os direitos adquiridos pelos trabalhadores em caso de incidentes.
A palestra de Müller de Almeida Costa foi seguida por uma explanação da fisioterapeuta Vitória Barbosa, especialista em ginástica laboral do Hospital da Mulher. Barbosa incentivou os colaboradores a praticarem exercícios de alongamento e fortalecimento muscular durante a jornada de trabalho, destacando os benefícios da ginástica laboral para a saúde física e mental dos trabalhadores. Segundo a fisioterapeuta, a prática de exercícios por pelo menos 15 minutos, duas vezes por semana, é uma forma eficaz de aliviar tensões musculares, reduzir o estresse e melhorar a produtividade.
Além das atividades diárias de ginástica laboral, o hospital também oferece, mensalmente, o programa de pilates aos seus trabalhadores, utilizando equipamentos como barra, colchonetes e bolas suíças, disponibilizados no auditório da instituição. A fisioterapeuta explicou que a prática de pilates, realizada em dois dias consecutivos por mês, tem sido fundamental para o fortalecimento físico e o bem-estar dos colaboradores.
O presidente da CIPA, Thiago Lima Ribeiro, destacou que a Semana de Prevenção a Acidentes de Trabalho inclui atividades realizadas em diversos setores internos e externos do hospital, com o objetivo de reforçar a conscientização sobre a saúde no ambiente de trabalho. Ribeiro também ressaltou a importância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e da conscientização dos funcionários sobre os riscos ocupacionais.
A programação da SIPAT inclui palestras, dinâmicas, distribuição de lanches e brindes, com o foco em ampliar a conscientização sobre a saúde mental no contexto laboral. A comissão, formada por trabalhadores e representantes do Complexo Materno Infantil do hospital, tem como missão a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais, conforme estabelecido pela legislação brasileira.
A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, reforçou o compromisso da autarquia municipal em incentivar a troca de experiências entre os trabalhadores da saúde. Lucas destacou que, além de promover a segurança no ambiente de trabalho, a SIPAT busca garantir o bem-estar físico, mental e social dos servidores, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida no ambiente hospitalar.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




