Instabilidade no sistema do Cadastro Único afeta serviços sociais em Feira de Santana, diz Governo Colbert Martins

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso) de Feira de Santana informou que o sistema do Cadastro Único (CadÚnico) está enfrentando instabilidades em nível nacional nos últimos dias. Esta situação foi comunicada pelo Governo Federal à administração municipal, indicando que a origem do problema é de responsabilidade da Caixa Econômica Federal, agente operador do sistema.

O comunicado destaca que a Caixa foi notificada e está ciente da necessidade de solucionar as falhas no sistema. No entanto, até o momento, não há previsão para a normalização do serviço. Apesar dos problemas técnicos, os atendimentos nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) continuam a ser realizados, garantindo que a população tenha acesso aos serviços essenciais.

A chefe do programa Bolsa Família em Feira de Santana, Danusa Rodrigues, relatou que a instabilidade do sistema tem gerado atrasos nos atendimentos. Em sua declaração, ela destacou que “o sistema está instável. Em alguns momentos ele cai, o que impede a finalização dos atendimentos. Em outras ocasiões, quando o sistema retorna, a lentidão compromete a eficiência do trabalho realizado. Devido à instabilidade, pode ocorrer atraso nos atendimentos e algumas pessoas podem não conseguir ser atendidas.”

A situação revela os desafios enfrentados pelas equipes responsáveis pela assistência social, que precisam lidar com as limitações impostas pela instabilidade do sistema. O CadÚnico é um instrumento crucial para o acesso a benefícios sociais e programas de transferência de renda, e suas falhas podem impactar negativamente a vida de muitos cidadãos que dependem desses serviços.

As autoridades municipais aguardam uma solução por parte da Caixa, enquanto as equipes dos CRAS buscam maneiras de minimizar os impactos da instabilidade no atendimento à população. A situação requer acompanhamento contínuo, visando assegurar que as necessidades da comunidade sejam atendidas de forma eficaz e que a assistência social permaneça disponível para aqueles que dela dependem.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha Encerramento do Projeto Verão 2026.
Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading