O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), em parceria com a Polícia Civil, deflagrou nesta quinta-feira (21/11/2024) a operação Chave Mestra, que investiga um esquema de fraudes financeiras contra o Banco do Brasil (BB). A ação cumpre 16 mandados de busca e apreensão em endereços de 11 suspeitos de participarem de uma organização criminosa que teria causado um prejuízo superior a R$ 40 milhões à instituição financeira.
Conforme apurado pela Delegacia de Roubos e Furtos e pelo Grupo de Atuação Especializada de Combate ao Crime Organizado do MPRJ (Gaeco), o grupo criminoso opera desde dezembro de 2023, utilizando dispositivos como modens e roteadores clandestinos para invadir os sistemas internos de agências bancárias. Por meio dessas invasões, os suspeitos obtinham dados confidenciais de clientes e manipulavam as informações para realizar transações fraudulentas.
As investigações revelaram uma estrutura organizada, com divisão de funções entre os integrantes. O grupo contava com aliciadores, responsáveis por recrutar colaboradores; instaladores, que configuravam os dispositivos eletrônicos; operadores financeiros, encarregados de movimentar os valores obtidos ilegalmente; e líderes, que coordenavam a execução das fraudes.
Em oito meses de atividade, os suspeitos teriam invadido sistemas de segurança de agências do Banco do Brasil localizadas no Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca, Vila Isabel e Centro do Rio de Janeiro, além de unidades em Niterói, Tanguá, Nilópolis e Duque de Caxias. A operação Chave Mestra foi desencadeada a partir de informações fornecidas pela Unidade de Segurança Institucional do Banco do Brasil, que identificou irregularidades e acionou as autoridades.
Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pela 1ª Vara Criminal Especializada em Organização Criminosa do Rio de Janeiro e estão sendo cumpridos em bairros como Taquara, Barra da Tijuca, Praça Seca, Pechincha, Cidade de Deus, Magalhães Bastos, Irajá e Magé, além da cidade de São Gonçalo. Os suspeitos poderão responder por organização criminosa e invasão de dispositivos de informática.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




