A Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), que ocorre anualmente no Rio Grande do Sul, representa para os gaúchos a retomada da indústria de viagens, após o impacto da crise climática no estado. O evento, realizado no Serra Park, reúne até domingo (10/11/2024) aproximadamente 15 mil profissionais do setor, com foco em tendências e novos destinos turísticos. Entre os destinos mais procurados pelos participantes da feira está o litoral baiano, cujos atrativos são promovidos pela Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA).
No estande da Setur-BA, que retrata a diversidade de experiências oferecidas nas 13 zonas turísticas da Bahia, operadores e agentes de viagens de todo o Brasil têm a oportunidade de comercializar os destinos do Nordeste. A proximidade do verão torna a Bahia um dos principais destaques da região, com suas praias reconhecidas internacionalmente, gastronomia distinta e manifestações culturais características. De acordo com Rafael Ortiz, diretor de produtos da operadora ViagensPromo, a Bahia continua sendo a principal escolha para os gaúchos.
“Temos um volume considerável de pacotes, principalmente para Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus e Morro de São Paulo, mas também vendemos Salvador, Praia do Forte e Imbassaí. São famílias que buscam resorts à beira-mar e destinos que ofereçam atividades turísticas variadas”, afirmou Ortiz.
Gabriela Becker, profissional gaúcha da área de produção cultural associada ao turismo, expressou o desejo de conhecer a Bahia, com Salvador figurando como seu principal destino.
“A Bahia chama a atenção pela diversidade de atrativos e roteiros. Está na minha lista de destinos a serem visitados, mas não por motivos profissionais. Quero começar por Salvador”, disse Becker, refletindo o interesse crescente pela diversidade de opções que o estado oferece aos turistas.
O gerente de mercado nacional da Setur-BA, Luiz Castro, destacou o impacto positivo das ações de promoção do turismo baiano.
“É gratificante ver que o trabalho de promoção tem atraído mais turistas do Rio Grande do Sul. Essa tendência se repete em outras partes do Brasil. A Bahia está aguardando um novo recorde de visitantes na alta temporada 2024/25”, afirmou Castro, reforçando as expectativas de crescimento do turismo no estado.
Além disso, Porto Seguro, localizado na zona turística Costa do Descobrimento, no extremo sul da Bahia, registrou um aumento considerável no número de turistas gaúchos. A cidade, que já é um destino popular, recebeu novas rotas aéreas, fruto de um esforço conjunto do Governo da Bahia, empresas aéreas e o município para atrair mais turistas. Guto Jones, secretário de Turismo de Porto Seguro, ressaltou a importância do aumento das opções de voos para o destino.
“A Azul operará mais de 40 voos nacionais para Porto Seguro, tornando-o o destino com o maior número de voos da companhia. Além disso, há voos regulares da Argentina, com possibilidade de expansão. Em janeiro, a cidade receberá 1.068 voos, um recorde para a região”, explicou Jones.










Deixe um comentário