No último domingo (10/11/2024), mais de 258 mil estudantes compareceram ao segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Bahia, segundo dados do Ministério da Educação. Com uma participação de 68,7% dos 376,3 mil inscritos no estado, o número superou o índice do ano passado, quando 220,5 mil estudantes realizaram o segundo dia de provas. Em comparação com o primeiro dia de provas deste ano, realizado em 3 de novembro, houve uma queda na presença, que registrou cerca de 272 mil estudantes baianos.
Em nível nacional, o Enem 2024 registrou mais de 4,32 milhões de inscritos, um aumento em relação a 2023 e 2022, que contaram com 3,93 milhões e 3,47 milhões de inscritos, respectivamente. Neste ano, o índice de participação foi superior aos anos anteriores, com 3,15 milhões de participantes no primeiro dia e 2,98 milhões no segundo, o que representa 73,4% de presença no primeiro dia e 68,9% no segundo. O estado com maior taxa de presença no primeiro dia foi Sergipe, com 78,9% dos 69.376 inscritos, e o Ceará liderou no segundo dia, com uma participação de 75,7% dos 250.388 estudantes.
A aplicação do Enem em 2024 contou com novas medidas de segurança e ajustes logísticos, incluindo a alocação de 90% dos inscritos em locais de prova a até 10 km de suas residências. Não foram registradas ocorrências graves durante a aplicação das provas, que ocorreram em 1.753 municípios, abrangendo as 27 Unidades da Federação. Em todo o país, 10.766 locais de prova foram utilizados, com 149.724 salas de aplicação supervisionadas por 11.635 coordenadores.
O exame deste ano também contou com o programa “Pé-de-Meia”, que visa combater a evasão escolar no ensino médio, oferecendo um incentivo financeiro de R$ 200 para os estudantes concluintes do ensino médio que comparecerem aos dois dias de prova. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, a iniciativa está alinhada com as estratégias de incentivo à continuidade escolar. Até o fim do mês de novembro, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgará a lista dos beneficiários que cumpriram os requisitos para o incentivo.
Para aqueles que não puderam comparecer às provas devido a problemas logísticos ou questões de saúde, o prazo para solicitação de reaplicação do exame está aberto até 15 de novembro. As reaplicações ocorrerão em 10 e 11 de dezembro, com resultados finais previstos para 13 de janeiro de 2025. Até lá, os participantes também terão acesso aos gabaritos e cadernos de questões na próxima semana, conforme o cronograma oficial do Inep.
Desde sua criação, o Enem tem se consolidado como o principal mecanismo de acesso ao ensino superior no Brasil. Universidades públicas e privadas utilizam as notas do exame como critério de seleção por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de programas como o Universidade para Todos (Prouni). O exame também abre portas para o ingresso em instituições de ensino superior em Portugal, que reconhecem os resultados do Enem para admissão de estudantes brasileiros.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




