Primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anuncia cessar-fogo com Hezbollah e envia proposta ao gabinete

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, anunciou, em discurso televisivo realizado nesta terça-feira (26/11/2024), a formalização de um cessar-fogo entre Israel e o movimento libanês Hezbollah. O acordo, que será submetido ao gabinete para aprovação, prevê a retirada das forças israelenses do sul do Líbano em um período de 60 dias, com a subsequente ocupação da área pelo Exército libanês.

A região, historicamente controlada pelo Hezbollah, desempenha papel estratégico no cenário político e militar do Líbano, sendo base para operações e influência da organização, que também atua como principal representante político da minoria xiita no país.

Os termos do acordo estabelecem o compromisso mútuo com a resolução 1701 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que encerrou o conflito de 2006. A resolução reforça a manutenção da Linha Azul e o apoio às operações da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (UNIFIL).

Em seu pronunciamento, Netanyahu destacou três razões fundamentais para a celebração do acordo: a necessidade de redirecionar esforços contra o programa nuclear iraniano, a renovação e fortalecimento do poderio militar de Israel e a separação das frentes de combate contra o Hezbollah e o Hamas.

“Estou determinado a fazer de tudo para impedir que o Irã obtenha uma arma nuclear”, afirmou o primeiro-ministro.

O cessar-fogo deverá entrar em vigor até quatro horas após o anúncio oficial de Israel, marcando um novo capítulo nas relações entre os dois países. A implementação do acordo será monitorada pela comunidade internacional, com expectativa de que contribua para a estabilidade regional e a redução de tensões no Oriente Médio.

*Com informações da Sputnik News.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading