A Casa do Olodum, localizada no Pelourinho, bairro de Salvador, será o palco principal da abertura das comemorações da Consciência Negra em Salvador, nesta terça-feira (19/11/2024), às 19h. O evento integra a programação do Salvador Capital Afro, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e tem como foco a celebração da memória de Zumbi dos Palmares e a luta da comunidade afro-brasileira por igualdade racial. A data, que é marcada pela morte de Zumbi dos Palmares em 20 de novembro de 1695, também reafirma a resistência e os direitos da população negra no Brasil.
Jorginho Rodrigues, presidente-executivo do Olodum, destaca a importância de homenagear a figura histórica de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares e símbolo de resistência contra a escravidão.
“Vamos celebrar, com grande honra, o legado, a memória e a luta de Zumbi pela libertação do povo negro. Da varanda da Casa do Olodum, um local de referência para a comunidade afro-baiana e internacional, que já recebeu diversas personalidades que combatem o racismo e a discriminação, a poderosa percussão do Olodum e os cantores farão uma apresentação histórica e emocionante para a população”, afirmou Rodrigues.
O Olodum, grupo cultural com mais de 40 anos de história, tem desenvolvido ao longo do mês de novembro o Festiquilombo, uma série de ações culturais e educativas que buscam resgatar a história de resistência negra e o fim da escravidão. Segundo Rodrigues, o dia 20 de novembro sempre foi um marco importante para o grupo, que realiza apresentações e compõe canções que reverenciam a memória de Zumbi.
“Zumbi é celebrado em diversas canções do Olodum que farão parte desse espetáculo, que leva, acima de tudo, a mensagem constante e permanente do Olodum contra todas as formas de discriminação e violência”, completou o presidente-executivo.
Além da apresentação do Olodum, a programação do Salvador Capital Afro segue no dia 20, com o show da cantora e compositora Luedji Luna no Largo da Mariquita, no Rio Vermelho. No espetáculo “Luedji Luna Canta Sade”, a artista presta homenagem à cantora nigeriana Sade, destacando suas músicas clássicas como “No Ordinary Love” e “Smooth Operator”. No dia 23, o Espaço Cultural da Barroquinha será palco para a edição especial do Samba Ṣíbí Dúdú, que comemora quatro anos de existência do grupo.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




