SDE Bahia explora potencial da energia solar fotovoltaica e papel de destaque na transição energética nacional

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE) participou, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro de 2024, das cerimônias de abertura do Absolar Meeting Nordeste, promovido pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), e do Fórum de Financiamento e Perspectivas em Energia Solar, organizado pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS). Realizados em Salvador, os eventos reuniram especialistas e representantes do setor de energia solar para discutir perspectivas, avanços e desafios do setor fotovoltaico no país, com foco na integração e desenvolvimento do mercado nordestino.

Durante o Absolar Meeting Nordeste, foram abordadas estratégias para o fortalecimento do setor, possibilitando a atualização de profissionais e criação de oportunidades de negócios. Já o Fórum de Financiamento ofereceu uma visão abrangente sobre o mercado de energia solar no Brasil e na Bahia, buscando estimular o acesso a crédito para projetos de geração solar de pequeno, médio e grande porte. Os encontros refletiram o compromisso em consolidar o papel da Bahia como líder na geração de energia renovável, integrando os aspectos econômicos, ambientais e sociais da transição energética.

Representando o governador Jerônimo Rodrigues, Tarcísio Branco, diretor de Interiorização do Desenvolvimento e Fomento à Indústria de Energias Renováveis da SDE, destacou o papel do governo estadual no incentivo à expansão da energia solar. Ele enfatizou que a Bahia possui condições geográficas favoráveis para a instalação de parques eólicos e solares, o que vem permitindo ao estado expandir sua capacidade de geração de energia renovável e contribuir para a transformação da matriz energética brasileira. Branco afirmou que o governo está empenhado em promover a cooperação entre as indústrias e outros agentes do setor, com vistas a atrair investimentos alinhados às metas de descarbonização e ESG (ambiental, social e de governança).

Rodrigo Sauaia, presidente executivo da Absolar, ressaltou a liderança da Bahia na geração de energia solar, mencionando que o estado apresenta o maior volume de projetos de grandes usinas solares no Nordeste, com diversas usinas em operação e novos empreendimentos em desenvolvimento. Sauaia observou que, além do potencial de atrair investimentos e gerar empregos, a distribuição dos projetos pelo interior da Bahia favorece o desenvolvimento socioeconômico regional e contribui para a redução das desigualdades locais.

A Bahia se destaca também pela estrutura da Associação Baiana de Energia Solar (ABS), que representa empresas do setor em diversas frentes, incluindo capacitação técnica, assessoria jurídica e suporte regulatório. Fundada em 2018, a ABS reúne atualmente mais de 80 associados entre integradores, distribuidores, fabricantes e consumidores de energia solar no estado. Luciano Giudice, superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento Econômico da SDE, reiterou o compromisso da Secretaria em apoiar o setor e fomentar o desenvolvimento econômico da Bahia por meio da energia renovável. Ele destacou que a matriz elétrica renovável do estado é um atrativo significativo para a instalação de novas indústrias, reforçando que o governo está empenhado em facilitar a atuação de empresas do setor.

O Fórum de Financiamento e Perspectivas em Energia Solar contou com o patrocínio do Banco do Nordeste e apoio do Governo Federal, Sebrae, Associação Nacional das Entidades de Energias Renováveis, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e Fecomércio. A participação de representantes de instituições financeiras e órgãos de fomento demonstra a convergência de esforços em viabilizar o acesso a crédito, fortalecendo as bases para o crescimento sustentável da energia solar.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.



Uma resposta a “SDE Bahia explora potencial da energia solar fotovoltaica e papel de destaque na transição energética nacional”


Deixe um comentário

Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia.
O Jornal Grande Bahia completa 19 anos de atuação contínua no ambiente digital, consolidando-se como referência do jornalismo independente na Bahia. Fundado em 2007, o veículo construiu uma trajetória marcada por rigor editorial, pluralidade temática e compromisso com a informação pública, aliando tradição jornalística, inovação tecnológica e participação qualificada no debate democrático.
Banner da Jads Foto.
Banner de Lula Fotografia.
Banner da RFI.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading