A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) será responsável pela coordenação do pavilhão institucional do Governo do Estado na 33ª edição da Feira Nacional da Agropecuária (Fenagro), que ocorrerá entre os dias 29 de novembro e 8 de dezembro de 2024 no Parque de Exposições de Salvador. Organizado pelo Grupo A Tarde, com o apoio do Governo da Bahia, o evento é considerado o maior do setor agropecuário no Norte e Nordeste, reunindo mais de 25 secretarias e órgãos estaduais em um único espaço. A Fenagro visa promover as potencialidades do agronegócio baiano e fortalecer as cadeias produtivas do estado.
O pavilhão institucional será composto por uma programação diversificada, que proporcionará aos visitantes uma imersão nas várias áreas da agropecuária baiana. Através de stands interativos, palestras, demonstrações e exposições, o público terá acesso a informações sobre as principais cadeias produtivas do estado, como o cultivo de cacau, grãos, fruticultura, pecuária e café, além de iniciativas inovadoras e serviços prestados pelo Governo da Bahia.
A Seagri, em colaboração com órgãos complementares, como a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o Centro Tecnológico Agropecuário do Estado da Bahia (Cetab) e a Bahia Pesca, montará um stand completo. Este contará com um laboratório, aquário e materiais informativos sobre os programas e projetos desenvolvidos pela secretaria, voltados para o desenvolvimento sustentável do setor agropecuário no estado.
Outros órgãos também estarão presentes no evento. O Departamento de Trânsito do Estado da Bahia (Detran-BA) participará com ações educativas, como palestras sobre segurança no trânsito e atividades interativas, incluindo simulações com óculos de realidade virtual. As polícias Militar e Civil, por sua vez, reforçarão a importância da segurança no campo, com ações voltadas à proteção dos trabalhadores rurais.
Wallison Tum, secretário da Agricultura da Bahia, ressaltou a importância da Fenagro como uma plataforma para promover as qualidades e a diversidade do agronegócio baiano.
“O Governo do Estado, por meio da Seagri, está comprometido em apoiar este evento, destacando o caráter plural e sustentável do nosso setor agropecuário”, afirmou o secretário.
O Museu de Anatomia Animal, que participa de edições anteriores da Fenagro, também terá seu espaço no evento. Ele apresentará uma exposição sobre a anatomia dos animais, contribuindo para a formação de profissionais da área e estimulando o interesse dos visitantes por esse campo do conhecimento.
Um dos principais destaques do pavilhão institucional será a apresentação das 10 principais cadeias produtivas da Bahia, abrangendo, além das já mencionadas, setores como a apicultura e a piscicultura. Este espaço visa evidenciar a diversidade e o potencial do agronegócio baiano, que se caracteriza pela pluralidade e riqueza de seus recursos naturais.
Além de ser um importante evento de negócios, a Fenagro também se configura como uma grande festa popular. A programação inclui provas de julgamento de animais, como cavalos e caprinos, torneios de mangalarga marchador, exposições de diversos tipos de animais e apresentações musicais com artistas renomados da música brasileira.
Para o público infantil, a Fenagro preparou uma programação especial com o “Fenagrinho”. O espaço contará com parque de diversões, área de exposição de pequenos animais e a Arena Pônei, onde as crianças poderão interagir com animais de estimação, como cães, aves e coelhos, e até mesmo fazer passeios de charrete, conduzidos por pôneis.











Deixe um comentário