Na última quinta-feira (21/11/2024), a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) inaugurou uma nova emissora de rádio que passará a retransmitir o sinal da Rádio Nacional. Localizada na cidade de Cruz das Almas, a iniciativa faz parte da expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), que tem como objetivo levar a comunicação pública a mais regiões do Brasil. O projeto é realizado por meio de um acordo firmado entre a UFRB, a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) e o Ministério das Comunicações (Mcom).
A nova emissora, que operará na frequência FM 87.1, tem duração inicial de dez anos, conforme estabelecido no acordo. Durante esse período, será responsável por transmitir o sinal da Rádio Nacional, além de executar ações conjuntas que visam à implementação, operação e transmissão de radiodifusão de sons e imagens. A cerimônia de inauguração contou com a participação de Maíra Bittencourt, diretora-geral da EBC, e Octavio Pieranti, assessor da Secom/PR, que ressaltaram a importância da expansão da comunicação pública para o interior do Brasil.
Maíra Bittencourt destacou que a inauguração da emissora representa um marco para a região, ao levar conteúdo de qualidade e promover o diálogo com novos territórios.
“Esse é um momento bastante importante de entrega, em uma região que deve ganhar muito com essa nova rádio. A cada nova emissora implantada, é a comunicação pública que chega para dialogar com novos territórios”, afirmou.
Para a reitora da UFRB, Georgia Gonçalves, a nova emissora reforça o vínculo da universidade com a comunidade local e amplia as possibilidades de interação. Em suas redes sociais, a reitora afirmou que a inauguração da rádio representa “uma conquista importante para nós, para a gestão, para a estrutura da universidade”, além de estreitar o relacionamento com a comunidade e o território.
A expansão da RNCP, prevista na Lei de Criação da EBC, tem como objetivo fortalecer a comunicação pública em diversas regiões do Brasil. Em 2024, o crescimento do número de contratos da rede foi de 234%. Atualmente, a EBC opera com 72 geradoras de televisão e 43 de rádio, e já está em processo de implantação de 173 novas emissoras em diversas localidades.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




