A abertura oficial da 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, realizada na noite desta quarta-feira (11/12/2024), movimentou o Parque Costa Azul, em Salvador. O evento, que marca também o encerramento do 1º Circuito Nordestino de Feiras da Agricultura Familiar, reúne mais de 600 expositores dos 27 Territórios de Identidade da Bahia e de outros estados do Nordeste.
Na cerimônia de abertura, o secretário de Desenvolvimento Rural da Bahia, Osni Cardoso, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, assinaram contratos e parcerias em benefício das comunidades quilombolas. Um dos destaques foi a assinatura de um contrato do PRONAF A para a Comunidade Quilombola Fortaleza, no município de Bom Jesus da Lapa, com investimento superior a R$ 100 mil. Além disso, foi firmado um acordo de cooperação técnica entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA-BA), visando à emissão de ART Social para reduzir custos e facilitar a elaboração de projetos técnicos.
O evento também entregou os selos Quilombos do Brasil e Indígenas do Brasil, reconhecendo a importância da produção de comunidades tradicionais para a preservação cultural, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade.
Osni Cardoso destacou o impacto da feira ao reunir agroindústrias de toda a Bahia e fomentar a produção de alimentos. “A feira celebra a diversidade e a riqueza da agricultura familiar, fortalecendo a economia local e regional”, afirmou. Já Fernanda Machiaveli, secretária-executiva do MDA, enfatizou o papel da Bahia no fortalecimento da agricultura familiar e as políticas públicas que têm contribuído para a segurança alimentar e a valorização das cooperativas e associações rurais.
A programação da feira segue até domingo (15), com oficinas, seminários, apresentações culturais e shows. Além da comercialização de produtos variados, o evento promove debates sobre desenvolvimento rural sustentável e inovações no setor. Nesta quinta-feira (12), os visitantes poderão participar de atividades que incluem o lançamento de novos produtos, apresentações culturais e shows musicais.
A feira é uma realização do Governo do Estado da Bahia, em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA) e apoio de instituições como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




