Caio Bonfim e Rebeca Andrade são eleitos Melhores Atletas do Ano no Prêmio Brasil Olímpico

Na noite desta quarta-feira (11/12/2024), o Rio de Janeiro foi palco da entrega do Prêmio Brasil Olímpico, uma das maiores homenagens do esporte nacional. A cerimônia premiou os melhores atletas da temporada, com destaque para a ginasta Rebeca Andrade e o atleta da marcha atlética Caio Bonfim, que conquistaram os prêmios de Melhor do Ano – Troféu Rei Pelé, em suas respectivas categorias.

Rebeca Andrade, que disputava o prêmio com as atletas Ana Sátila (canoagem) e Beatriz Souza (judô), teve um ano de 2024 marcante, consolidando-se como a maior medalhista olímpica do Brasil, com seis medalhas conquistadas nos Jogos Olímpicos de Paris. Em sua mensagem por vídeo, a ginasta agradeceu o prêmio e comemorou o fato de receber sua quarta premiação como Melhor Atleta do Ano:

“Gostaria de deixar um beijo e um agradecimento muito especial por este prêmio”, declarou.

No masculino, Caio Bonfim superou concorrentes de peso, como Edival Pontes (taekwondo) e Isaquias Queiroz (canoagem), para conquistar o Troféu Rei Pelé. O marchador, que se tornou o primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica na marcha atlética, destacou a importância de acreditar nos próprios sonhos, ressaltando a medalha de prata conquistada em Paris como uma conquista histórica para o Brasil.

“Acho que sou o primeiro atleta olímpico a ganhar a sua medalha olímpica apenas na quarta edição. Mas nesta quarta Olimpíada aprendi uma lição: acredite nos seus sonhos”, afirmou Bonfim.

Outro momento importante da cerimônia foi a entrega do Troféu Adhemar Ferreira da Silva ao técnico da seleção brasileira feminina de vôlei, José Roberto Guimarães. Esta homenagem é destinada a personalidades do esporte que exemplificam valores de ética, respeito e espírito coletivo, princípios marcantes na carreira de Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no salto triplo. Zé Roberto, que já foi campeão olímpico, agradeceu a honraria e lembrou da importância de representar os valores que fazem o esporte brasileiro ser reconhecido no mundo.

A noite também foi marcada pela entrega de três prêmios escolhidos por votação popular. Gustavo Bala Loka Oliveira, do BMX Park Freestyle, recebeu o Prêmio de Atleta Revelação, após representar o Brasil pela primeira vez na modalidade nos Jogos Olímpicos de Paris e garantir a sexta colocação. A canoísta Ana Sátila recebeu o Prêmio Inspire, por sua perseverança ao competir em três categorias nos Jogos Olímpicos e se destacar nas competições, com uma quarta colocação no caiaque (K1) e outras boas performances. Caio Bonfim também foi premiado com o Troféu de Atleta da Torcida, em reconhecimento ao seu desempenho nas Olimpíadas.

A cerimônia também reconheceu os treinadores que desempenham um papel fundamental no sucesso dos atletas olímpicos. Sarah Menezes, do judô, foi premiada como Melhor Treinadora Individual, enquanto Francisco Porath, da ginástica artística, recebeu o prêmio de Melhor Treinador Individual. Arthur Elias, técnico da seleção brasileira de futebol feminino, foi homenageado com o prêmio de Melhor Treinador de Modalidade Coletiva.

O Prêmio Brasil Olímpico não deixou de reconhecer os feitos coletivos das equipes brasileiras. A equipe mista de judô foi premiada com o Troféu de Melhor Evento Misto pela conquista histórica da primeira medalha olímpica do Brasil nesta categoria. Já a seleção brasileira de futebol feminino recebeu o Troféu de Equipe do Ano, após garantir a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

*Com informações da Agência Brasil.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading