A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou que, em dezembro de 2024, a bandeira tarifária será verde, o que indica ausência de cobrança adicional na conta de luz dos consumidores. Segundo o órgão regulador, a decisão foi motivada pela significativa melhora nas condições de geração de energia elétrica, especialmente a partir de fontes hidrelétricas, favorecida pelo aumento das chuvas nas últimas semanas.
A Aneel informou que o período chuvoso mais intenso elevou os níveis dos reservatórios das hidrelétricas, permitindo a redução do acionamento de termelétricas, que possuem custos de geração mais elevados. A redução desses custos foi determinante para o retorno à bandeira verde, considerada a mais favorável para os consumidores.
No decorrer deste ano, a escassez de chuvas levou a Aneel a acionar bandeiras tarifárias mais onerosas. Em setembro, foi aplicada a bandeira vermelha no patamar 1, e em outubro, o patamar 2 da mesma bandeira. No mês de novembro, o cenário apresentou uma leve melhora, permitindo a mudança para a bandeira amarela, que implicava um custo adicional de R$ 1,885 por cada 100 kWh consumidos.
O sistema de bandeiras tarifárias foi instituído em 2015 pela Aneel com o objetivo de sinalizar os custos variáveis de geração de energia elétrica. Essas bandeiras – verde, amarela e vermelha nos patamares 1 e 2 – indicam o custo para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia consumida por residências, comércios e indústrias. A cor verde reflete condições favoráveis, sem custo adicional, enquanto as demais representam custos crescentes em função de fatores como a disponibilidade de recursos hídricos e a necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as termelétricas.
*Com informações da Agência Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




