Dois projetos baianos voltados ao fortalecimento da cadeia de reciclagem, com foco na inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis, foram habilitados em primeiro e segundo lugar no edital de seleção pública n° 2024/008 do Cataforte. A seleção foi realizada pela Fundação Banco do Brasil (Fundação BB), em parceria com o BNDES, dentro de um Acordo de Cooperação Técnica com a Caixa Econômica Federal e o Governo Federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República. O objetivo da iniciativa é fortalecer e estruturar redes de cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.
O projeto classificado em primeiro lugar foi liderado pela Cooperativa de Catadores Agentes Ecológicos de Canabrava (CAEC), que representa uma rede composta por 17 associações e cooperativas de catadores(as). O segundo colocado foi a Cooperativa de Catadores Recicla Conquista, que agrupa 14 associações e cooperativas, abrangendo, juntas, mais de 15 territórios da Bahia. Ambas as iniciativas impactam cerca de 1.000 catadores e catadoras no estado.
Joilson Santana, catador de materiais recicláveis e coordenador executivo da ONG CAMA, que auxiliou na elaboração dos projetos, ressaltou a relevância do trabalho em rede entre as associações e cooperativas. Ele destacou ainda a importância da cooperação técnica e institucional que contribuiu para o sucesso dos projetos.
“Esse resultado reflete a importância da união dos grupos e do apoio dos profissionais que trabalham junto aos catadores. Agradecemos a confiança depositada em nosso trabalho”, afirmou Santana.
A ONG CAMA, fundada em 1995, em Salvador, é uma organização socioambiental que desenvolve projetos alinhados aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da UNESCO. A missão do CAMA é promover a garantia de direitos de indivíduos e grupos em situação de vulnerabilidade, por meio de ações que fomentem a autonomia e a inclusão sociopolítica, com ênfase na construção de uma sociedade mais justa, democrática e ambientalmente equilibrada.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




