A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, anunciou a ampliação do serviço Expresso Universitário com a criação da linha 2, que começou a operar nesta terça-feira (17/12/2024). O lançamento foi realizado pelo prefeito Colbert Filho, que entregou os dois novos ônibus articulados na frente do Paço Municipal. Os veículos, com 18 metros de comprimento e equipados com ar-condicionado, serão operados pela Empresa Rosa, e visam ampliar a capacidade de transporte para a comunidade estudantil e os demais usuários do transporte público.
A linha 87 (UEFS/Fraga Maia via Maria Quitéria Expresso Universitário) passará a circular com intervalos de 40 minutos, entre as 5h30 e 23h30, atendendo os principais corredores de tráfego da cidade, incluindo as avenidas Universitária, Rubens Francisco Dias, Fraga Maia e Maria Quitéria. A medida tem como objetivo oferecer maior mobilidade, conforto e velocidade, permitindo que os estudantes se desloquem diretamente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) ao Centro da cidade sem a necessidade de passar pelo Terminal Norte, na Cidade Nova.
O secretário de Mobilidade Urbana, Sérgio Carneiro, ressaltou que a ampliação visa beneficiar os estudantes, garantindo um deslocamento mais ágil e confortável. “Agora, o trajeto da UEFS ao Centro será feito de forma mais direta e eficiente, permitindo mais comodidade aos passageiros”, afirmou Carneiro. O prefeito Colbert Filho também destacou que a primeira linha do Expresso Universitário, inaugurada há cerca de um mês, já transportou mais de 20 mil usuários, evidenciando a eficácia e a demanda do sistema.
Os novos veículos têm capacidade para transportar até 280 passageiros por viagem, com comodidade e segurança. Além do ar-condicionado, os ônibus estão equipados com tecnologia GPS, permitindo que os usuários acompanhem a localização dos veículos por meio dos aplicativos SIU Mobile, KIM e Cittamobi, disponíveis nas versões iOS e Android. Também são fornecidas poltronas com encosto de cabeça, itinerários eletrônicos nas laterais e na parte frontal dos ônibus, além de plataformas elevatórias que garantem acessibilidade.
O aplicativo Cittamobi, utilizado para acompanhar o horário dos ônibus e alterações no trajeto, também oferece funcionalidades inclusivas. A versão Cittamobi Acessibilidade permite que passageiros com deficiência visual ou mobilidade reduzida utilizem comandos de voz para melhor orientação, oferecendo maior autonomia durante o trajeto.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




