Em 2024, o Fundo Estadual de Desenvolvimento das Áreas Industriais, Comerciais e de Serviços (Funedic) destinou mais de R$ 114 milhões para a requalificação de sete distritos industriais da Bahia. Este investimento faz parte de um esforço contínuo para promover o desenvolvimento econômico e melhorar a infraestrutura desses espaços, que são essenciais para a geração de empregos, renda e receita fiscal no estado. Outros dois distritos estão em fase de licitação, o que promete expandir ainda mais os investimentos em infraestrutura no setor industrial.
A informação foi divulgada durante a última reunião do ano do Conselho Deliberativo do Funedic, que é composto por representantes de diversas secretarias estaduais, como a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria de Planejamento (Seplan), além de entidades como a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Fecomércio/Ba e as organizações representativas dos empresários, como a Associação de Empresas do Centro Industrial de Aratu (Procia) e o Polo Industrial de Camaçari (PIC).
A Bahia conta com um total de 15 distritos industriais espalhados pelo estado, incluindo regiões como Alagoinhas, Barreiras, Cruz das Almas, Eunápolis, Jequié, Juazeiro, Ilhéus, Itapetinga, Luís Eduardo Magalhães, Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, além dos polos industriais de Camaçari e Dias D’Ávila (PIC), Simões Filho e Candeias (CIA), e Feira de Santana e São Gonçalo dos Campos (CIS).
O secretário da SDE e presidente do Conselho Deliberativo do Funedic, Angelo Almeida, destacou que os investimentos visam fortalecer a competitividade das empresas baianas, atraindo novos negócios e criando mais oportunidades de emprego e renda. Segundo ele, a modernização da infraestrutura industrial é um passo crucial para consolidar o crescimento econômico do estado.
“Os recursos investidos nos distritos reforçam o compromisso com a modernização da infraestrutura industrial, promovendo mais competitividade para as empresas, atraindo novos negócios e gerando emprego e renda para os baianos”, afirmou Almeida.
Hilton Barbosa Lima, presidente do Fórum dos Distritos Industriais da FIEB, também se pronunciou sobre os investimentos. Ele observou que, apesar de os recursos já aplicados representarem um avanço significativo, ainda há a necessidade de mais investimentos para garantir o pleno desenvolvimento dos distritos.
“A reunião trouxe para a gente uma visão plena e de grandeza do trabalho que a SDE vem desenvolvendo. São R$ 114 milhões que foram investidos nas ações de obras e isso mostra o avanço que temos tido. Lógico que temos que fazer mais, entretanto já temos um excelente avanço nas recuperações dos nossos distritos e esperamos que eles voltem a ter todo o ímpeto que a gente deseja”, declarou Lima.
O Funedic, atualmente denominado Fundo Estadual de Desenvolvimento das Áreas Industriais, Comerciais e de Serviços, foi criado pela Lei nº 14.238, de 18 de dezembro de 2020, com o objetivo de assegurar a sustentabilidade econômica dos distritos industriais da Bahia. Esses distritos desempenham um papel estratégico no desenvolvimento econômico local e regional, sendo fundamentais para a geração de empregos e para o fortalecimento da economia baiana.









Deixe um comentário