O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, definiu o dia 6 de dezembro de 2024 como “histórico e estratégico” durante coletiva de imprensa no Palácio do Planalto. O anúncio da conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia foi destacado como o maior pacto comercial já firmado entre blocos econômicos, abrangendo mais de 27 países europeus e impactando diretamente 700 milhões de pessoas na América Latina e Europa.
Alckmin apontou o potencial do acordo para impulsionar o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, ampliar as exportações, gerar emprego e renda, além de contribuir para a redução da inflação. Estudos preliminares indicam que as exportações para a União Europeia poderão crescer 6,7% na agricultura, 14,8% nos serviços e 26,6% na indústria de transformação.
Segundo o vice-presidente, o sucesso das negociações foi resultado de diálogo político e da liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Sem a liderança do presidente Lula, dificilmente o acordo teria sido firmado”, afirmou.
Alckmin também destacou o apoio recebido dos setores agrícola, industrial e de serviços no Brasil, incluindo a importância de fomentar a participação de pequenas e médias empresas nas novas oportunidades de mercado.
O acordo, que ainda precisa ser traduzido para 24 idiomas e aprovado pelos parlamentos dos países envolvidos, representa um marco nas relações comerciais entre os dois blocos. Após a aprovação nos países do Mercosul, seus termos passam a ser automaticamente aplicados, sem possibilidade de modificação unilateral.
Alckmin enfatizou a relevância desse pacto em um contexto mundial polarizado e fragmentado.
“O acordo simboliza uma parceria estratégica que pode transformar a economia brasileira, gerando benefícios recíprocos para ambas as regiões”, concluiu.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




