O Governo da Bahia lançou, na tarde desta terça-feira (17/12/2024), o Edital de Chamamento Público nº 16/2024 para a seleção de artesãos interessados em participar do II Festival Nacional do Artesanato na Bahia (Fenaba). O evento ocorrerá entre 24 e 27 de abril de 2025, na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador. O edital, que abre inscrições até 31 de janeiro de 2025, destina 310 vagas para artesãos baianos de diversas regiões.
O evento será dividido entre as 20 Rotas do Artesanato da Bahia, com a distribuição de 170 vagas para artesãos dessas localidades. Serão contemplados ainda 50 mestres e mestras, 40 artesãos de Salvador, 20 representantes dos povos originários do estado e 20 quilombolas. Adicionalmente, 10 vagas estão reservadas para artesãos de municípios não inclusos nas rotas de artesanato.
As inscrições são exclusivas para candidatos maiores de 18 anos, com inscrição no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e com a Carteira Nacional de Artesão válida. As entidades representativas do setor, como cooperativas e associações, também podem se inscrever, desde que possuam cadastro ativo no Sicab.
A expectativa do governo estadual é que a edição de 2025 supere a participação da primeira edição, que ocorreu em maio de 2024, com a presença de 30 mil visitantes e movimentação de aproximadamente R$ 2 milhões em vendas. De acordo com o coordenador de Fomento ao Artesanato da Setre, Weslen Moreira, o espaço do evento será ampliado para acomodar um número maior de participantes, incluindo representantes de todos os estados do Brasil.
A realização do II Fenaba simboliza a continuidade da política de valorização do artesanato promovida pelo Governo da Bahia, que busca reforçar o setor como elemento de identidade cultural e geração de renda. O secretário estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), Davidson Magalhães, destacou que a segunda edição não se limita a um evento, mas reforça o compromisso com a valorização do artesanato como forma de preservação de saberes e como fonte econômica.
I Festival Baiano de Artesanato Indígena
Como parte das inovações da edição 2025, o Governo da Bahia anunciou também o I Festival Baiano de Artesanato Indígena, que ocorrerá entre 17 e 20 de julho de 2025. O evento reunirá representantes de 32 etnias do estado, com foco na promoção da inclusão socioprodutiva dos artesãos indígenas. A expectativa é que o festival contribua para a valorização da arte e cultura dos povos originários da Bahia, destacando peças confeccionadas a partir de materiais como sementes, fibras naturais e argila.
A cacica Renata Tupinambá, que também é artesã, afirmou que o evento será um marco para a divulgação da produção artesanal indígena, com peças que representam a cultura e o cotidiano dos povos originários. Kâhu Pataxó, presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat), também comentou sobre o festival, destacando a importância da quebra de paradigmas e da valorização das culturas indígenas no contexto baiano.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




