O Governo Federal anunciou o lançamento do Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), que contará com investimento de R$ 63,6 milhões a partir de janeiro de 2025. A iniciativa, conduzida pelos Ministérios do Turismo e dos Portos e Aeroportos, em parceria com a Embratur, busca ampliar a conectividade aérea entre o Brasil e outros países, com foco inicial nos estados nordestinos. O programa foi apresentado na sede do Consórcio Nordeste, em Brasília, em evento que contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte e presidente do colegiado, Fátima Bezerra, e do secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar.
A meta principal do PATI é gerar 500 mil novos assentos em voos internacionais no período de um ano. Para isso, o programa utilizará recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) e da campanha Visit Brasil. A estratégia inclui parcerias público-privadas com companhias aéreas e aeroportos, visando à ampliação de voos diretos do exterior para o Nordeste e à promoção dos destinos brasileiros em mercados internacionais. Na primeira etapa, R$ 24 milhões serão destinados ao Nordeste, com o objetivo de viabilizar 260 mil novos assentos.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou que as políticas locais serão potencializadas pela iniciativa federal.
“A liderança baiana na atração de visitantes internacionais no Nordeste nos credencia a participar do PATI e reforça o turismo como vetor de desenvolvimento socioeconômico”, afirmou.
Na Bahia, a conectividade aérea internacional já conta com rotas para destinos na Europa, como Portugal, Espanha e França, e na América do Sul, incluindo Argentina, Chile e Uruguai. Recentemente, a entrada em vigor da lei estadual 14.789, que autoriza a concessão de subvenção econômica a empresas aéreas, fortaleceu o setor. O benefício é condicionado ao início de voos internacionais com origem, conexão ou destino em aeroportos baianos, desde que incluam ao menos duas frequências semanais. Atualmente, o estado é responsável por mais de 40% do fluxo de turistas estrangeiros que visitam o Nordeste.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




