Em 2024, Feira de Santana tem se destacado pela realização de um movimento cultural que, ao longo do ano, vem aproximando o teatro de públicos que, muitas vezes, não têm acesso a apresentações teatrais em espaços convencionais. O projeto “Domingo Tem Teatro Social” tem promovido a integração entre a arte teatral e as comunidades locais, com um foco especial na inclusão de pessoas com dificuldades de locomoção e de acesso à cultura. Ao todo, foram realizadas oito apresentações no Teatro do Centro de Cultura Amélio Amorim, com a proposta de proporcionar ao público a vivência do teatro de uma maneira acessível, com a utilização da Libras em todas as peças encenadas.
O projeto já beneficiou 1.600 pessoas, incluindo estudantes de escolas públicas municipais e estaduais, além de crianças e adultos de instituições e projetos sociais. Entre as apresentações realizadas estão espetáculos como “A Flauta de Pã” (Cia. Cuca de Teatro), “A Aventura de Joca” (Cia Única de Teatro), e “O Sumiço do Galinho Qui Ri Qui Qui” (Cia. Cuca de Teatro), além de outras produções que se destacaram pela diversidade de temas e pela interatividade com o público.
De 16 de junho a 24 de novembro de 2024, o projeto garantiu que o público assistisse a espetáculos com acessibilidade, promovendo uma experiência de inclusão cultural. As apresentações envolveram várias produções locais e buscaram atender a uma grande variedade de públicos. No último mês do ano, a ação será concluída com apresentações do espetáculo “Conto de Natal: Vai Chegar o Menino Rei”, que será levado a três instituições feirenses, beneficiando crianças, idosos e seus familiares.
A ação não se limita a oferecer ingressos para as apresentações, mas também leva o teatro até as instituições que atendem públicos com dificuldades de locomoção, ampliando o acesso à cultura e à arte. O projeto, ao tornar o teatro acessível a diferentes públicos, reforça a importância da cultura como instrumento de transformação social e promove o bem-estar, o aprendizado e a sensibilização de todos os envolvidos.
Além disso, a iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer e da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, que viabilizaram o projeto através de recursos federais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




