A edição de 2024 do NordesteLAB, realizada em Salvador, marca uma década de atividades com um cronograma de eventos voltado ao fortalecimento e à visibilidade do mercado audiovisual nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Considerado o maior evento do setor fora do eixo Rio-São Paulo, o evento iniciou hoje e se estende até sexta-feira (06/12/2024). A programação inclui mesas de debate, lançamentos de livros, masterclasses, clínicas jurídicas e pitchings, reunindo profissionais de diversos estados.
Neste ano, o evento acontece em três locais da cidade. A abertura oficial, realizada hoje (03), é voltada a convidados e inscritos, no Forte de São Diogo. De 4 a 6 de dezembro, as atividades ocorrerão no Cine Glauber Rocha e na Fundação Gregório de Mattos, ambos no Centro de Salvador, sempre das 9h às 17h30. A entrada é gratuita para as mesas temáticas, lançamentos de livros e apresentações de pitchings, enquanto as rodadas de negócios, clínicas jurídicas e masterclasses exigem inscrição prévia.
Gabriel Pires, coordenador geral do NordesteLAB, comemorou o aniversário de 10 anos do evento, destacando a importância de manter uma iniciativa que busca construir um setor audiovisual aberto, diverso e financeiramente sustentável. Ele mencionou os desafios ao longo dos anos, mas ressaltou que o objetivo sempre foi garantir um espaço inclusivo para todos os profissionais do setor.
Pelo segundo ano consecutivo, o evento conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador, por meio do SalCine. Milena Anjos, gestora do Programa SalCine, ressaltou o impacto do NordesteLAB, que tem transformado Salvador no epicentro dos negócios audiovisuais das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A participação do SalCine visa fortalecer o ecossistema criativo e econômico local, além de ampliar a visibilidade dos realizadores da cidade em nível nacional e internacional.
Entre as atrações confirmadas, estão os roteiristas Gildon Oliveira, Fabrício Santiago, Renata Andrade e Thaís Pontes, que participarão da mesa “Narrativas Negras na TV Aberta”. Já no dia 5 de dezembro, cineastas como Dandara Prata e Hugo Prata debatem “Transpondo Personagens da Música para as Telas”. As mesas temáticas, lançamentos de livros e apresentações de pitchings são gratuitos, contribuindo para a formação de uma rede colaborativa no audiovisual.
Outro ponto alto do evento são as atividades voltadas à internacionalização das produções das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O Instituto +Mulheres, uma rede colaborativa de líderes mulheres no setor audiovisual, será responsável pela masterclass “Oportunidades no mercado internacional e como apresentar seu projeto”, que ocorrerá no dia 3 de dezembro. A atividade conta com o apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
A programação também inclui as Rodadas de Negócios, onde profissionais podem apresentar seus projetos audiovisuais a grandes empresas do setor, como Warner Bros. Discovery, Globoplay e Paramount Pictures, entre outros. Mais de 40 players participam das Rodadas, oferecendo uma oportunidade única de articulação e visibilidade para os projetos.
Em sua edição de 10 anos, o evento é realizado pelo Laboratório Audiovisual e Audiovisual em Todos os Eixos, com a parceria do YouTube, e o apoio de entidades como Sebrae-BA, Projeto Paradiso, Aliança Francesa e Cinema do Brasil.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




