Na tarde da última quinta-feira (12/12/2024), o Casarão Olhos d’Água foi palco de uma palestra ministrada por José Angelo Leite Pinto, professor e pesquisador reconhecido por sua atuação no Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana (IHGFS) e na Fundação Senhor dos Passos (FSP). O evento reuniu importantes personalidades do campo educacional e cultural, como o secretário de Planejamento Carlos Brito, o ex-reitor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) Josué Melo, e o diretor de difusão científica do Museu Parque do Saber, Basílio Fernandez Fernandez.
Com o tema “Se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda”, a palestra abordou a trajetória histórica de Feira de Santana, desde sua formação até a atuação de figuras emblemáticas como Maria Quitéria e Lucas da Feira. O pesquisador também trouxe à tona detalhes sobre prédios históricos, como o próprio Casarão Olhos d’Água, e revisitou fatos históricos com o objetivo de desmistificar algumas narrativas consolidadas ao longo do tempo.
Durante sua fala, José Angelo enfatizou a importância do acesso a registros e documentos confiáveis, alertando sobre os riscos de perpetuar versões distorcidas da história. Ele apresentou exemplos como a controvérsia sobre o local de nascimento de Maria Quitéria, a origem do nome do bairro Olhos d’Água e a suposta sepultura de Lucas da Feira na Igreja Matriz. Segundo ele, muitas dessas histórias carecem de comprovação documental e precisam ser reavaliadas à luz de novas evidências.
O pesquisador também destacou o papel dos educadores na promoção de uma visão mais precisa e inclusiva da história. Ele sugeriu que o poder público desenvolva programas de formação continuada em parceria com instituições locais, como o IHGFS e a Fundação Senhor dos Passos. Segundo ele, é fundamental que os professores tenham acesso a informações precisas para que possam transmiti-las às novas gerações.
Cultura e história em pauta no Casarão Olhos d’Água
Gerido pela Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funtitec), o Casarão Olhos d’Água é um patrimônio cultural e histórico de Feira de Santana. O espaço abriga o Memorial Maria Quitéria, as academias Feirense de Letras, de Letras e Artes, de Educação, além do Instituto Histórico e Geográfico de Feira de Santana.
Frequentemente utilizado como palco para eventos culturais, o Casarão é um espaço que promove o resgate e a difusão da história local. Localizado na rua Dr. Araújo Pinho, no bairro Olhos d’Água, o equipamento também abriga a Casa da Cultura de Feira de Santana. O espaço está aberto ao público para visitas diárias, das 9h às 12h e das 14h às 17h.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Tumblr (Opens in new window) Tumblr
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




