A 15ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que será realizada no Parque Costa Azul, em Salvador, de 11 a 15 de dezembro, promoverá uma vez mais a conexão entre samba, cultura e a agricultura familiar. O evento, que se alinha com a celebração do Dia Nacional do Samba, destaca-se pela inclusão do 2º Festival de Samba de Roda da Bahia, que abrirá a programação musical no dia 11 de dezembro. O festival prestará uma homenagem a Mãe Bernadete Pacífico, importante líder quilombola, que se dedicou à preservação cultural e à luta pela agricultura familiar. Jurandir Pacífico, filho de Mãe Bernadete, destaca a importância da continuidade do legado da mãe, que participou de 13 edições da feira.
“Este festival mantém viva a história e a luta de Mãe Bernadete”, afirmou.
Além da homenagem, a Feira contará com o Palco Samba, novo espaço na praça gastronômica, que trará ao público apresentações de artistas consagrados do samba. A programação no Palco Samba começa no dia 13 de dezembro, com o cantor Taian Paim, e segue no dia 14 com a sambista Clara Castro e o grupo Representa. No último dia, 15 de dezembro, a festa será comandada pelo grupo Pagode 75 e o Fragmentos de Samba. O músico Baddel, da banda Fragmentos de Samba, afirmou que o evento é uma oportunidade para celebrar a cultura e a agricultura familiar. “O samba é um reflexo de nossa história, e este evento reforça nossa identidade”, declarou.
A Feira não se limita à música. Com mais de 4 mil produtos provenientes da agricultura familiar, a programação inclui ainda a III Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária, praças gastronômicas, e a feira agroecológica certificada. Além disso, artistas renomados como Jau, Filhos de Jorge, Adelmario Coelho, Jeane Lima e As Ganhadeiras de Itapuã se apresentam, enriquecendo o evento com shows que celebram a cultura baiana e a força da agricultura familiar.
A 15ª edição do evento é promovida pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA). O evento conta com apoio de importantes instituições, como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Consórcio Nordeste e Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM), além de patrocínios do Banco do Nordeste e da Caixa Econômica Federal.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




