Salvador receberá a quarta edição do Projeto MURAL – Movimento Urbano de Arte Livre – com atividades que unem arte urbana, revitalização e valorização da cultura local. O evento, organizado pela Trevo Produções em parceria com a Prefeitura de Salvador, Fundação Gregório de Mattos (FGM) e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), contará com novos painéis artísticos de grande escala e programação ampliada.
A edição de 2025 será realizada em formato de festival, incluindo uma feira de arte e criatividade, oficinas, bate-papos com artistas, exposição documental e a criação de quatro novos murais, com inauguração oficial prevista para março. A iniciativa, que segue as diretrizes do Programa Viva Cultura, busca destacar o papel da arte urbana como elemento transformador e de fortalecimento da economia criativa na capital baiana.
O projeto foi criado em 2016 com o objetivo de revitalizar a região portuária de Salvador por meio da arte mural, entregando à cidade 19 murais em prédios e espaços de destaque. Inspirado por tendências de metrópoles brasileiras e internacionais, o MURAL busca resgatar a tradição do muralismo e fomentar a produção artística contemporânea. Técnicas como grafitti, pintura e stencil são utilizadas para dar visibilidade a talentos locais, conectando a população e visitantes à arte pública.
Desde a sua criação, o Projeto MURAL tem contribuído para a transformação urbana de Salvador, especialmente na região do Comércio. Além do impacto visual, os murais proporcionam uma maior valorização dos artistas envolvidos, movimentando a economia criativa e promovendo a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Já participaram do projeto artistas renomados como Nila Carneiro, Davi Caramelo, Éder Muniz, Rebeca Silva, Pedro Marighella e Marcos Costa, entre outros, reafirmando Salvador como um polo de inovação artística. Para esta nova edição, os artistas convidados serão apresentados ao público gradualmente, à medida que os trabalhos forem sendo executados ao longo de janeiro.










Deixe um comentário