Na quarta-feira (29/01/2025), a primeira etapa da temporada 2024 da Liga Mundial de Surfe (WLS) foi marcada por uma performance destacada de atletas brasileiros na icônica Praia de Pipeline, no Havaí. As surfistas Tatiana Weston-Webb e Luana Silva se destacaram ao garantir suas vagas nas oitavas de final. Luana, campeã mundial de surfe Júnior (Sub-20), foi a protagonista da bateria, conquistando três das quatro maiores notas, totalizando 12.60 pontos. Weston-Webb também avançou, com a segunda posição, somando 9.16 pontos. A australiana Sally Fitzgibbons, com 6.17 pontos, foi eliminada e encaminhada para a repescagem.
Na disputa masculina, o destaque ficou por conta do estreante Edgard Groggia. O surfista de 28 anos, natural de São Paulo, obteve o segundo melhor somatório na primeira bateria, com 8.73 pontos, avançando direto para a terceira fase. O havaiano Seth Moniz ficou com a primeira posição da bateria com 12.06 pontos. Já o brasileiro Yago Dora, com 8.53 pontos, foi eliminado e terá uma nova oportunidade na repescagem.
Ítalo Ferreira, atual vice-campeão mundial e medalhista olímpico, também avançou para a terceira fase após garantir a segunda colocação em sua bateria, com 8.00 pontos, atrás apenas do norte-americano Kelly Slater, que obteve o maior somatório da bateria, com 9.90 pontos. O paulista Samuel Puppo, com um desempenho abaixo do esperado, somou 3.90 pontos e precisará disputar a repescagem.
O pernambucano Ian Gouveia, de 32 anos, também brilhou em sua bateria, obtendo o maior somatório do dia: 11.84 pontos, classificando-se para a terceira fase. O tricampeão mundial John John Florence, que competiu como convidado, não conseguiu avançar, somando 11.50 pontos, e terá que disputar a repescagem, assim como Eli Hanneman, que totalizou 11.43 pontos.
Deivid Silva, do Guarujá (SP), não teve um bom desempenho na sua bateria, somando apenas 5.90 pontos, e também terá que lutar por uma vaga na repescagem. No entanto, Filipe Toledo, bicampeão mundial e ausente no circuito anterior para tratar da saúde mental, fez uma grande estreia. O surfista de Ubatuba (SP) cravou o maior somatório do dia, com 8.75 pontos, superando Barron Mamiya e Alejo Muniz, que somaram 6.66 e 6.27 pontos, respectivamente.
Por fim, João Chianca, de Saquarema (RJ), garantiu sua classificação para a terceira fase após somar 8.73 pontos em sua bateria. O francês Marco Mignot, com 13.33 pontos, passou em primeiro lugar, enquanto o australiano Ryan Callinan, com 8.57 pontos, ficou para a repescagem.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




