O prefeito José Ronaldo de Carvalho e o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, visitaram a Central Municipal de Regulação neste sábado (11/01/2025) para acompanhar o andamento do mutirão de marcação de exames e consultas. A ação tem como objetivo zerar a fila de solicitações em um prazo de 100 dias.
Funcionando de forma excepcional durante o fim de semana, a Central atende pacientes que procuraram uma das sete policlínicas do município com guias datadas de junho e julho de 2024. De acordo com o secretário Rodrigo Matos, aproximadamente três mil cadastros foram realizados nos primeiros três dias do mutirão, iniciado no último dia 8.
O prefeito ressaltou o compromisso da gestão em atender as demandas acumuladas de forma célere.
“Estamos empenhados em zerar essa fila, e nossos profissionais estão se dedicando para atender a população de maneira eficiente e responsável”, afirmou.
Além da marcação, exames e consultas já estão sendo realizados. Entre os procedimentos disponibilizados estão consultas com proctologistas e endocrinologistas, além de exames como mamografia, raio X, eletrocardiograma e ultrassonografia. Exames de alta complexidade, como tomografias e ressonâncias, também integram o cronograma, com o suporte de prestadores que abriram agendas extras para atender à demanda.
Os pacientes recebem informações sobre os horários e datas dos exames por meio de ligações ou mensagens via aplicativo. O método busca reduzir o absenteísmo, que alcança 50%, segundo o secretário.
“Caso o contato pelo WhatsApp não seja bem-sucedido, a equipe realiza chamadas telefônicas para assegurar o comparecimento do paciente”, explicou Rodrigo Matos.
A próxima etapa do mutirão inicia na terça-feira (14), atendendo solicitações de exames datadas entre agosto e setembro de 2024. O atendimento se estenderá até 17 de janeiro. Já entre os dias 20 e 23 de janeiro, será a vez dos pacientes com guias de outubro e novembro.
Secretaria de Saúde realiza mutirão para zerar fila de exames e consultas
A Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana deu início, na última quarta-feira (08/01/2025), a um mutirão para regularizar a fila de exames e consultas pendentes de 2024. A iniciativa busca atender pacientes com solicitações datadas entre junho e novembro do ano passado. Dividida em três etapas, a ação será concluída até o dia 23 de janeiro, com a promessa de zerar a fila dentro de 100 dias.
A professora Geane Freitas, 47 anos, foi uma das pacientes atendidas na Policlínica do Feira X. Portando guias de exames laboratoriais, eletrocardiograma e ultrassonografia, a professora aguardava desde julho de 2024.
“Agora estou mais tranquila sabendo que o agendamento será feito em breve”, afirmou Geane.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, esteve presente no início dos trabalhos e destacou o compromisso da gestão com a saúde da população.
“Estamos cumprindo uma promessa de campanha do prefeito José Ronaldo de Carvalho. Nossa missão é assegurar que todos os exames pendentes sejam agendados e realizados dentro do prazo estipulado”, afirmou.
Para realizar o cadastro, os pacientes precisam apresentar documento de identificação com foto, cartão do SUS, guias de exames ou consultas e comprovante de residência atualizado. Após o registro nas policlínicas, os dados são encaminhados à Central de Regulação, que é responsável pela marcação dos exames e consultas. Os pacientes recebem informações sobre o agendamento por ligação ou mensagens em aplicativo.
Os agendamentos são organizados em etapas para evitar aglomerações e garantir o atendimento eficiente. Até 13 de janeiro, estão sendo atendidas solicitações de junho e julho de 2024. De 14 a 17 de janeiro, será a vez de pacientes com guias datadas entre agosto e setembro. Entre 20 e 23 de janeiro, serão atendidos pacientes com requisições de outubro e novembro.
O mutirão não interfere na rotina de atendimentos a novos pacientes, segundo o secretário. Além disso, solicitações anteriores a junho de 2024 serão revisadas por profissionais médicos para confirmar a necessidade dos procedimentos.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




