Na quinta-feira (23/01/2025), Fernanda Nunes foi eleita presidente da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) para o ciclo 2025-2028. A eleição, conduzida por meio de plataforma eletrônica, contou com a participação de 25 membros da CACOB, que escolheram Fernanda e o judoca Rafael “Baby” Silva para os cargos de presidente e vice-presidente, respectivamente. A eleição foi realizada com voto secreto e acompanhada pelas áreas de Compliance e Jurídica do COB. Fernanda recebeu 16 votos, enquanto Rafael obteve 14.
Ambos os eleitos agora fazem parte do Conselho de Administração do COB, ampliando sua participação nas decisões do Comitê Olímpico. Fernanda Nunes, que representou o Brasil no remo durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, já havia sido a atleta mais votada na eleição de setembro de 2024 para compor a nova formação da CACOB, com 46 votos. Com 39 anos e natural do Rio de Janeiro, Fernanda integrou a comissão no ciclo olímpico anterior, acompanhando o crescimento do grupo e o fortalecimento de sua atuação. Como presidente, ela pretende consolidar ainda mais a importância da comissão no contexto do Movimento Olímpico Brasileiro.
Em sua fala após a eleição, Fernanda expressou seu compromisso com os atletas: “É com grande honra e responsabilidade que assumo a presidência da CACOB. Esta eleição é o reflexo da confiança depositada em mim pelos meus colegas atletas, e sou extremamente grata por isso”, declarou. Ela ressaltou a importância da comissão como a voz ativa dos atletas, destacando o trabalho em prol de um ambiente mais justo e inclusivo no esporte, com transparência e ética. Fernanda também mencionou sua trajetória como vice-presidente da Comissão de Atletas da Confederação Brasileira de Remo e sua atuação na modalidade de remo costal, da qual é campeã pan-americana e Top-8 no último Campeonato Mundial.
Rafael Silva, por sua vez, destacou sua satisfação com o cargo de vice-presidente e afirmou que tanto ele quanto Fernanda trabalharão em conjunto com o COB para atender às demandas dos atletas e contribuir para o avanço do esporte nacional. Considerado um dos judocas mais vitoriosos do Brasil, com três medalhas olímpicas e quatro medalhas em Campeonatos Mundiais, Rafael mencionou a importância da união entre os esportes e a colaboração com o COB.
“O mais importante é a união de todos os esportes, representados pelos atletas. A CACOB tem um caráter consultivo, e estamos inteiramente à disposição para ajudar no que for necessário”, afirmou o judoca.
A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) tem como missão representar os atletas olímpicos perante o COB e o Movimento Olímpico. A CACOB é um órgão independente, com direito a voto na assembleia do COB e voz ativa em diversos órgãos de decisão, incluindo o Conselho de Administração.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




