O governo brasileiro reagiu de forma moderada às declarações feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em sua posse, na última segunda-feira (20/01/2025). Trump afirmou que “o Brasil e a América Latina precisam dos Estados Unidos muito mais do que o contrário”, indicando sua perspectiva sobre as relações com a região.
Questionado por uma jornalista brasileira sobre como será a relação com o Brasil e a América Latina, Trump declarou que seria “ótima”, mas reforçou que “todos precisam dos Estados Unidos”. A declaração gerou repercussões em diferentes setores, mas foi tratada com cautela pelo governo brasileiro.
Em entrevista concedida na terça-feira (21), Maria Laura da Rocha, secretária-geral do Itamaraty, afirmou que o Brasil está focado em buscar pontos de convergência nas relações bilaterais. “Ele [Donald Trump] pode dizer o que quiser, ele é o presidente eleito dos Estados Unidos; vamos analisar cada passo do governo, mas, como somos um povo com fé na vida, vamos tentar apoiar e trabalhar não nas divergências, mas nas convergências, que são muitas”, pontuou a secretária.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva utilizou suas redes sociais para parabenizar o líder americano, destacando a longa história de amizade e respeito mútuo entre os dois países. Especialistas avaliam que as declarações de Trump refletem uma visão estratégica sobre a América Latina, indicando que sua administração pode adotar medidas de influência na região que não necessariamente envolvam presença militar, mas estratégias econômicas e diplomáticas.
O governo brasileiro reforçou seu compromisso com o fortalecimento das relações bilaterais, destacando que a parceria entre os dois países deve ser pautada no diálogo e na cooperação em temas de interesse comum, como comércio, mudanças climáticas e segurança internacional.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




