O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou na última quinta-feira (23/01/2025) a nomeação de Jorge Bichara para o cargo de consultor de esportes. O ex-diretor de Esportes da entidade no ciclo Tóquio 2020 terá, ainda, a responsabilidade de ocupar a função de Diretor Técnico da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) até o fim da temporada de clubes e seleções. Durante esse período, a Diretoria de Esportes do COB será assumida interinamente pelo Diretor Geral Emanuel Rego, conforme disposto no estatuto do Comitê.
Marco La Porta, presidente do COB, expressou sua satisfação com a chegada de Bichara à equipe.
“Sempre desejamos ter o Bichara como parte de nossa equipe, já que ele traz consigo todo planejamento, organização e conhecimento que entregou ao Time Brasil em sua primeira passagem”, afirmou La Porta.
O presidente destacou ainda o compromisso do novo consultor com o desenvolvimento do esporte no país, enfatizando sua contribuição para que o Brasil amplie seu potencial de alto rendimento e se torne uma nação esportiva.
Jorge Bichara, que é formado em Educação Física e possui MBA em Administração Esportiva, entrou para o COB em 2005 e, ao longo de sua carreira na entidade, ocupou diferentes cargos, como Gerente Geral de Desenvolvimento e Projetos Especiais, além de Gerente Geral de Alto Rendimento. Sua vasta experiência em gestão esportiva inclui passagens por Confederações, Federações e Clubes.
Ao assumir seu novo cargo, Bichara destacou seu objetivo de contribuir para a estruturação do esporte olímpico brasileiro.
“Junto aos excelentes profissionais que o COB tem, espero contribuir para estruturar o esporte olímpico brasileiro em parceria com as Confederações, para formar as novas gerações de atletas que representarão o Brasil da melhor forma possível nas diversas competições que fazem parte de um ciclo olímpico”, afirmou.
Em relação ao seu papel na CBV, Bichara mencionou o trabalho em conjunto com a Confederação para promover a renovação e o desenvolvimento do voleibol no Brasil.
“A CBV me recebeu de forma fantástica e lá também estamos construindo um novo momento para a modalidade no Brasil, em um processo permanente de renovação de atletas, com melhorias e avanços nas principais competições da entidade”, explicou o consultor.
A parceria entre Bichara, o COB e a CBV, segundo o ex-diretor, será fundamental para o avanço e evolução das duas instituições. Ele agradeceu aos presidentes Marco La Porta e Radamés Lattari, que entenderam a situação e possibilitaram sua dedicação simultânea a ambas as entidades.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




