Com 36 anos de história no cenário musical da Bahia, o grupo de samba de roda Quixabeira da Matinha está prestes a lançar seu primeiro álbum nas plataformas de música. O disco, intitulado “Vencedor de Batalhas”, será disponibilizado no dia 25 de fevereiro de 2025 e traz em sua primeira faixa o nome que dá título ao trabalho. A produção começou em outubro de 2024 e foi realizada no estúdio quilombola da Casa do Samba Dona Chica do Pandeiro, localizado na zona rural de Feira de Santana (BA). O produtor musical e forrozeiro Kelvin Diniz foi o responsável pela gravação e mixagem do álbum.
De acordo com Kelvin, a etapa final de masterização ocorrerá em seu estúdio, em Capim Grosso, antes do lançamento oficial. “Logo logo esse som estará espalhado pela internet e o mundo inteiro vai poder ouvir o samba contagiante da Quixabeira da Matinha”, afirmou. A produção do disco envolveu ensaios, curadoria de canções e um processo imersivo, que resultou na criação de um acervo sonoro de grande relevância para a preservação do samba de roda da Bahia.
Guda Quixabeira, produtor fonográfico do álbum e integrante do grupo, destacou o caráter coletivo do trabalho: “Nossas chulas, corridos, nossa história, o samba de roda do nosso território sagrado agora vai estar disponível em todas as plataformas de música. Graças a um trabalho coletivo muito importante”. Além das 12 faixas do álbum, o disco conta com 24 canções, incluindo composições de Guda e de outros membros do grupo, como Kuelho, compositor de “Tributo a Coleirinho”.
A agenda de lançamento contará com um circuito formativo gratuito, em parceria com a Casa das Águas Comunicação e Cultura. Nos dias 22 e 23 de fevereiro, acontecerá a edição do Painel de Comunicação e Cultura, com três rodadas temáticas. A programação inclui discussões sobre “Acessibilidade Cultural”, “Música independente e direito autoral” e um encontro com o grupo Quixabeira da Matinha, que contará sua história e apresentará seu samba de roda. Detalhes sobre o local, horário e painelistas serão divulgados em breve.
O projeto do álbum “Vencedor de Batalhas” foi contemplado pelo edital da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, através da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, com recursos da Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal. A realização do projeto é uma parceria entre o grupo Quixabeira da Matinha e o coletivo Casa das Águas Comunicação e Cultura, fundado por Lore Cerqueira, que também assina a direção musical e a curadoria da obra, além de coordenar a comunicação do projeto.










Deixe um comentário