SEC anuncia reforma do currículo do Ensino Médio na Bahia

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) divulgou, por meio da Portaria nº 77/2025, uma reformulação no currículo do Ensino Médio das escolas estaduais. Publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (18/01/2025), a portaria estabelece novas diretrizes sobre a organização curricular, a carga horária, a avaliação da aprendizagem e a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Essas alterações foram motivadas pela Lei nº 14.945/2024, que visou adequar o ensino médio estadual às modificações introduzidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), buscando uma educação mais alinhada aos desafios contemporâneos.

A reforma curricular foi desenvolvida após amplos debates com a comunidade educativa da Bahia, que envolveram professores, estudantes e membros da sociedade civil. A superintendente de Políticas para a Educação Básica da SEC, Helaine Souza, destacou a importância dessas discussões no processo de construção do novo currículo. Segundo Souza, a nova matriz curricular é fundamentada no conceito de “justiça curricular”, o que implica uma distribuição equitativa entre as áreas de conhecimento, proporcionando uma formação mais equilibrada e abrangente para os estudantes. A proposta inclui, ainda, a criação de itinerários formativos transdisciplinares, com o objetivo de aprofundar o estudo e o fortalecimento das diversas áreas do saber, além de possibilitar a formação técnica e profissional.

O currículo será estruturado em duas grandes áreas: a Formação Geral Básica (FGB) e os Itinerários Formativos. A Formação Geral Básica abrange as disciplinas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, conforme as orientações da BNCC. Já os Itinerários Formativos possibilitam um aprofundamento em áreas específicas ou voltadas para o mercado de trabalho, utilizando metodologias investigativas e práticas que consideram o contexto dos alunos.

A carga horária mínima para a FGB será de 2.400 horas durante o Ensino Médio, enquanto os Itinerários Formativos terão uma carga horária variável, dependendo do regime de ensino adotado pelas escolas, podendo ser parcial ou integral. A avaliação da aprendizagem será contínua e processual, com foco em metodologias inclusivas que buscam garantir a formação integral do aluno, respeitando a diversidade dos estudantes e seu ritmo de aprendizado.

Uma das medidas importantes da reforma curricular é a obrigatoriedade de atualização ou elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) das escolas, que deverá estar em conformidade com o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB). Esse PPP deverá respeitar as características e necessidades locais, considerando as especificidades de cada instituição. A implementação da nova estrutura curricular será gradual, permitindo que os estudantes matriculados antes da publicação da portaria possam concluir seus estudos com as matrizes curriculares anteriores.

Com essas modificações, a SEC visa adaptar o Ensino Médio da Bahia às novas demandas educacionais do Brasil, promovendo uma formação mais contextualizada, interdisciplinar e conectada com as exigências do mercado de trabalho, assim como preparando os estudantes para os desafios do futuro.


Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe to get the latest posts sent to your email.




Deixe um comentário

Dupla de profissionais de saúde sorrindo, vestindo uniformes, com uma cidade ao fundo e texto promocional sobre saúde.
Banner promocional da JADS FOTO, destacando serviços de fotografia e personalização, incluindo contatos e lista de produtos.
Logo da RFI em português, com as letras 'rfi' em vermelho sobre fundo branco e a palavra 'português' em vermelho, abaixo com uma linha horizontal.
Imagem comemorativa de 19 anos do Jornal Grande Bahia, destacando seu compromisso com jornalismo independente e informação precisa.

Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading