De 18 a 25 de janeiro de 2025, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos reunirá fiéis de diferentes denominações para refletir sobre o tema “Crês nisso?” (João 11,26). A data deste ano assume um significado especial, pois marca o 1.700º aniversário do Concílio de Nicéia, realizado em 325 d.C. na atual Turquia. Este evento ecumênico histórico, o primeiro Concílio ecumênico da Igreja, definiu pontos fundamentais da doutrina cristã, incluindo a afirmação da divindade de Cristo, que é central para as Igrejas cristãs. A Semana de Oração busca reforçar a importância da unidade entre os cristãos e recordar o papel fundamental do Concílio de Nicéia na formação da fé cristã.
A Diocese de Roma organizou uma série de eventos para celebrar o aniversário do Concílio e promover a reflexão sobre a fé. No dia 25 de janeiro, solenidade da Conversão de São Paulo, o Papa Francisco presidirá a celebração das Vésperas na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, em Roma, para concluir a Semana. Além disso, no dia 23 de janeiro, às 18h, a Diocese realizará uma vigília itinerante, que envolverá três locais de culto: uma igreja luterana, uma igreja ortodoxa e a paróquia de São Camillo de Lellis. A vigília será composta por uma peregrinação simbólica em três etapas, com meditações bíblicas realizadas por representantes de diferentes tradições cristãs: a pastora Mirella Manocchio, o reverendo padre Simeon Katzinas e o bispo dom Paolo Ricciardi.
O tema da Semana de Oração, “Crês nisso?”, foi inspirado no diálogo entre Jesus e Marta, conforme relatado no evangelho de João, capítulo 11. Esse diálogo, ocorrido na casa de Marta e Maria em Betânia, é visto como um convite à reflexão sobre a fé na Ressurreição, especialmente diante das dificuldades e incertezas da vida. Monsenhor Marco Gnavi, chefe do Escritório de Ecumenismo e Diálogo Inter-religioso da Diocese de Roma, destacou que o tema escolhido reflete não apenas a fé individual, mas também os desafios enfrentados pelas comunidades cristãs e pelos povos em um mundo marcado por divisões e conflitos.
O evento contará também com a participação de representantes da Comunidade Monástica de Bose, localizada no norte da Itália, que foram responsáveis pela elaboração das orações e reflexões para a Semana de Oração. O grupo internacional, que trabalhou em colaboração com o Dicastério para a Promoção da Unidade dos Cristãos e com a Comissão Fé e Constituição do Conselho Ecumênico de Igrejas, reflete a diversidade e a busca pela unidade dentro da Igreja cristã. O tema também relembra o Concílio de Nicéia, que, ao definir a profissão de fé que une todos os cristãos no Batismo, é um marco na história da Igreja e um elemento central da fé cristã até os dias de hoje.
*Com informações do Vatican News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




