O verão cria condições propícias para a proliferação do Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya, devido à combinação de altas temperaturas e chuvas esporádicas. Em Feira de Santana, a Vigilância Epidemiológica alerta que medidas simples, como evitar o acúmulo de água em recipientes e descartar corretamente resíduos sólidos, são essenciais para o controle do mosquito.
Neste início de ano, já foram registradas 28 notificações de dengue, concentradas nos bairros Tomba, Feira X, George Américo e no distrito de Humildes. No ano passado, o município contabilizou 6.651 casos confirmados, incluindo 31 graves, 1.102 de alerta e 10 óbitos. Para enfrentar o problema, as secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos planejam dois mutirões de combate ao mosquito nos dias 25 de janeiro e 1º de fevereiro, com atividades voltadas à conscientização e prevenção.
No dia 25, a vacinação contra a dengue será disponibilizada em todas as sete Unidades de Saúde da Família vinculadas ao programa Saúde na Hora, funcionando das 8h às 13h. A iniciativa será ampliada no dia 1º de fevereiro, abrangendo também os distritos. Além disso, agentes de endemias intensificarão visitas domiciliares, promovendo a distribuição de capas para tanques e sacos plásticos, enquanto equipes realizarão faxinaços nos bairros com maior incidência de notificações.
Rodrigo Matos, secretário de Saúde, destacou a importância do envolvimento coletivo no combate ao mosquito. Segundo ele, a prioridade é proteger a população com ações integradas de vacinação, limpeza urbana e disseminação de informações. “A união de todos é fundamental para enfrentarmos a dengue com eficácia”, afirmou.
A chefe da Divisão Epidemiológica, Verena Leal, reforçou a necessidade de eliminar possíveis criadouros do mosquito. “O Aedes aegypti se reproduz em qualquer recipiente com água parada, como caixas d’água abertas, pneus, tampinhas e latas. É imprescindível que todos estejam atentos e colaborem para evitar a proliferação”, declarou.
As secretarias municipais de Saúde e de Serviços Públicos divulgarão detalhes adicionais das ações ainda nesta semana, com o objetivo de engajar a comunidade e reduzir o impacto da doença em Feira de Santana.







Deixe um comentário