O mercado de veículos elétricos e híbridos em Feira de Santana apresentou crescimento significativo em 2024, conforme levantamento da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). No período, 532 unidades foram comercializadas, representando um avanço de 180% em relação ao ano anterior, quando foram vendidas 190 unidades. O município respondeu por quase 22% das vendas do segmento no interior da Bahia.
A expansão da comercialização tem sido acompanhada pelas revendedoras locais, que projetam continuidade do crescimento em 2025. A Morena GWM, representante da marca chinesa na Bahia, registrou aumento de 235% nas vendas estaduais, ampliando sua participação no mercado baiano de veículos eletrificados de 8,8% para 13,3%. Em Feira de Santana, a elevação nas vendas da concessionária chegou a 554%.
O diretor da Morena GWM, Mário Sérgio Callegaro, destacou que os números refletem a consolidação dos veículos eletrificados no mercado e a expectativa de crescimento contínuo nos próximos anos. Entre os fatores que impulsionam a demanda, ele apontou as vantagens econômicas e ambientais dos modelos, além do conforto e da tecnologia embarcada. A concessionária tem como principais destaques o SUV Haval H6 e o modelo 100% elétrico Ora 03, além de prever o lançamento de novas linhas com a inauguração da fábrica da empresa no Brasil.
Na Renault, os modelos Kwid E-Tech e Megane E-Tech figuram entre as principais apostas para o segmento em Feira de Santana. O diretor da Jubiabá Veículos, Edson Figueiredo, ressaltou que, além dos avanços tecnológicos e da eficiência dos automóveis, a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) na Bahia para carros elétricos de até R$ 300 mil tem sido um fator determinante na decisão dos consumidores.
O crescimento do segmento em Feira de Santana acompanha a tendência estadual e nacional. Na Bahia, as vendas de veículos eletrificados totalizaram 6.109 unidades em 2024, com alta de 121% em relação ao ano anterior. Do total, 60% foram adquiridos por consumidores da capital e 40% do interior. Em todo o país, foram comercializados 177.358 veículos eletrificados, superando a previsão da ABVE, que estimava um recorde de 150 mil unidades. O crescimento nacional foi de 89%, com destaque para os veículos 100% elétricos, cuja participação no mercado subiu de 20,6% para 34,7%, totalizando mais de 61 mil unidades vendidas. Já os modelos híbridos seguem na liderança do segmento, com 65,3% das vendas.
Os modelos mais vendidos no Brasil em 2024 foram o Haval H6, com 20.941 unidades, o Dolphin mini, com 19.799, e o Song, com 15.490. A projeção do setor é de manutenção do crescimento nos próximos anos, impulsionado pelo avanço da tecnologia e pelas políticas de incentivo à eletrificação da frota.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




