A Arábia Saudita reafirmou que não estabelecerá relações diplomáticas com Israel sem a criação de um Estado palestino independente, com capital em Jerusalém Oriental. A posição foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do reino, que enfatizou a continuidade dos esforços sauditas para a concretização dessa demanda.
Além da exigência pela criação de um Estado palestino, a Arábia Saudita rejeitou qualquer violação dos direitos da população palestina. O país manifestou oposição à política israelense de assentamentos, à anexação territorial e a eventuais deslocamentos forçados de palestinos.
A declaração ocorre em um contexto de debates sobre a situação na Faixa de Gaza e na Cisjordânia. O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sugeriu que a população palestina deixasse Gaza e buscasse reassentamento temporário ou definitivo no Egito e na Jordânia. Segundo Trump, a medida facilitaria o processo de reconstrução da região.
A proposta foi amplamente rejeitada por países árabes. Egito, Jordânia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Catar, Autoridade Nacional Palestina e Liga Árabe emitiram uma declaração conjunta contra qualquer plano de realocação da população palestina. Para esses países, a proposta compromete os esforços para a criação de um Estado palestino e altera a composição demográfica da região.
A posição saudita reforça a necessidade de uma solução diplomática para o conflito no Oriente Médio. O país mantém a defesa do reconhecimento da Palestina como condição para qualquer normalização de relações com Israel.
*Com informações da Sputnik News.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




