Em uma Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quarta-feira (29/01/2025) no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), foi oficializada a candidatura conjunta das cidades do Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2031. A votação contou com a participação de 50 eleitores, sendo 33 representantes de Confederações e 17 atletas da Comissão de Atletas do COB (CACOB). O resultado foi expressivo: 48 votos favoráveis, um contra e um em branco.
Com a aprovação, o COB tem até o dia 31 de janeiro para enviar à PanAm Sports a carta de intenção confirmando a postulação das duas cidades, juntamente com as cartas de compromisso assinadas pelos prefeitos Eduardo Paes (Rio de Janeiro) e Rodrigo Neves (Niterói), o Governador do Estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, e o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Este é o primeiro passo oficial na candidatura, que busca garantir o direito de sediar os Jogos Pan-americanos e Parapan-americanos de 2031.
Durante a Assembleia, o presidente do COB, Marco La Porta, destacou a importância da candidatura, ressaltando que a decisão foi tomada após ampla discussão entre os membros da Assembleia e representantes do movimento olímpico brasileiro. A candidatura foi discutida e aprovada considerando as lições aprendidas com edições passadas de grandes eventos esportivos, como o Pan de 2007 e os Jogos Olímpicos Rio 2016. La Porta afirmou que a gestão do COB se dedica à promoção do esporte olímpico no Brasil e à preservação das instituições e valores do movimento esportivo nacional.
A candidatura foi apoiada por representantes das cidades envolvidas. Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, enfatizou que a prioridade da candidatura seria o desenvolvimento dos atletas e do esporte brasileiro, independentemente do resultado final. Paes também sublinhou a importância do legado esportivo que os Jogos trariam para a cidade e para o estado do Rio de Janeiro. Rodrigo Neves, prefeito de Niterói, reforçou o potencial de infraestrutura das duas cidades e o impacto positivo que a realização dos Jogos teria para a população da Região Metropolitana do Rio.
Em dezembro de 2024, o comitê Rio-Niterói entregou ao COB a carta de postulação à candidatura. Antes disso, a cidade de São Paulo também havia manifestado interesse em sediar o evento, mas após o processo de análise e comparação, o comitê das duas cidades fluminenses assumiu a liderança na disputa. Na sequência, em janeiro de 2025, o Rio de Janeiro e Niterói entregaram o dossiê oficial, contendo os detalhes da proposta, ao presidente do COB. A partir da Assembleia, a candidatura será oficialmente comunicada à PanAm Sports.
O processo de candidatura para os Jogos Pan-americanos de 2031 segue agora uma série de etapas, incluindo o envio da documentação necessária até 31 de janeiro. Em fevereiro de 2025, a PanAm Sports enviará aos Comitês Olímpicos dos países membros o material para que as cidades possam preparar as suas propostas formais. O processo culminará na escolha da cidade sede em agosto de 2025.
O Ministro do Esporte, André Fufuca, também esteve presente na Assembleia e destacou o impacto social que os Jogos poderiam gerar, não apenas para o esporte de alto rendimento, mas também para a base esportiva, especialmente em regiões periféricas. Fufuca reforçou o compromisso do Governo Federal com o desenvolvimento do esporte no Brasil e o suporte às candidaturas de cidades que busquem sediar grandes eventos internacionais.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




