O Brasil participa do Mundial de Esqui Alpino 2025, realizado em Saalbach, Áustria, entre os dias 4 e 16 de fevereiro de 2025, com três representantes. Lucas Pinheiro Braathen, principal nome da delegação, chega com boas expectativas após conquistar três medalhas na atual temporada. O país busca superar tabus históricos desde sua estreia na competição, ocorrida há 59 anos no Chile, quando nenhum atleta sul-americano subiu ao pódio.
O Mundial de Esqui Alpino teve sua primeira e única edição no Hemisfério Sul em 1966, quando foi realizado em Portillo, no Chile. Na ocasião, o Brasil foi representado por Francisco e Luigi Giobbi, Michael Reis de Carvalho e Sergio Hamburger. O melhor desempenho nacional foi o 24º lugar de Francisco Giobbi na prova do combinado. Desde então, nenhum atleta sul-americano conquistou medalha no torneio.
O Brasil também busca um feito inédito em todas as modalidades olímpicas de neve. Até hoje, a melhor marca brasileira é a 12ª posição de Isabel Clark no snowboard cross em 2001. Neste contexto, Lucas Pinheiro Braathen desponta como a principal esperança de um resultado histórico. O atleta, nascido na Noruega, mas filho da brasileira Alessandra Pinheiro Braathen, tem se destacado no cenário internacional e foi recentemente mencionado pelo jornal francês L’Équipe.
Em sua trajetória recente, Braathen já competiu 15 vezes representando o Brasil, conquistando duas pratas (Beaver Creek, EUA, e Adelboden, Suíça) e um bronze (Kitzbühel, Áustria). Além disso, foi campeão geral do slalom da Copa do Mundo de Esqui Alpino em 2023, título concedido ao atleta que acumula os melhores resultados ao longo da temporada. A medalha em Beaver Creek representou o primeiro pódio do Brasil em competições de neve.
A delegação brasileira também conta com Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner, que competirão nas provas de slalom gigante e slalom, programadas para os dias 14 e 16 de fevereiro. Ambos buscam classificação para os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026, para os quais o Brasil já garantiu pelo menos uma vaga e pode conquistar até duas adicionais.
Resultados parciais e programação
Até o momento, foram realizadas as provas de time misto paralelo, Super G e Downhill. No último domingo (10/02/2025), a Suíça assumiu a liderança do quadro de medalhas, impulsionada pelo ouro de Franjo von Allmen no downhill masculino, somando dois ouros, uma prata e um bronze. A Áustria ocupa a segunda posição com quatro medalhas (uma de ouro e três de prata), seguida pela Itália, com um ouro e uma prata. Os Estados Unidos e a Noruega completam o top-5.
As disputas serão retomadas nesta terça-feira (11/02/2025) com as provas técnicas de slalom gigante e slalom. A programação segue até domingo (16/02), com a cerimônia de encerramento.
Programação do Mundial de Esqui Alpino 2025 (horário de Brasília)
Terça-feira, 11 de fevereiro
- 06:00 – Downhill feminino (Combinado)
- 09:15 – Slalom feminino (Combinado)
Quarta-feira, 12 de fevereiro
- 06:00 – Downhill masculino (Combinado)
- 09:15 – Slalom masculino (Combinado)
Quinta-feira, 13 de fevereiro
- 05:45 / 09:15 – Slalom gigante feminino
- 06:00 / 09:00 – Classificatória slalom gigante masculino (com Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner)
Sexta-feira, 14 de fevereiro
- 06:00 / 09:00 – Classificatória slalom feminino
- 05:45 / 09:15 – Slalom gigante masculino (com Lucas Pinheiro Braathen)
Sábado, 15 de fevereiro
- 05:45 / 09:15 – Slalom feminino
- 06:00 / 09:00 – Classificatória slalom masculino (com Giovanni Ongaro e Christoph Brandtner)
Domingo, 16 de fevereiro
- 05:45 / 09:15 – Slalom masculino (com Lucas Pinheiro Braathen)
- Cerimônia de Encerramento
A transmissão do Mundial de Esqui Alpino 2025 pode ser acompanhada pelo Disney+.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




