O documentário “Cine Rio Branco”, dirigido por Eudaldo Monção Jr., terá exibição na TVE Bahia com acessibilidade em Libras e legendas em português. O filme, com 17 minutos de duração, apresenta a trajetória do Cine Rio Branco, cinema de rua fundado em 1927 pelo nazareno Felisberto Ribeiro Soares. Construído em estilo art nouveau, é um dos poucos exemplares arquitetônicos desse tipo preservados no Nordeste.
Realizado em 2017 pela Memorabilia Filmes em coprodução com o Canal Futura, o documentário foi contemplado no edital de licenciamento da Lei Paulo Gustavo. Além da exibição na TVE Bahia, a versão acessível será disponibilizada na plataforma Hands Play, voltada à difusão de conteúdos audiovisuais para surdos.
O curta-metragem teve ampla circulação em festivais e mostras de cinema, com destaque para a Autêntica Mostra Cinemas do Brasil, que o exibiu em 2019 em mais de 40 cidades brasileiras. A obra recebeu o Prêmio de Melhor Uso de Arquivo no 16º REcine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo, no Rio de Janeiro, o Prêmio de Melhor Montagem no 12º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões, no Piauí, e o Prêmio Especial do Júri na 2ª Mostra de Cinema Contemporâneo do Nordeste, em Feira de Santana. Também participou do PrimeiroOlhar 2018 e dos XVIII Encontros de Cinema de Viana, em Portugal, além de ter sido indicada ao Prêmio Margarida de Prata da CNBB.
O projeto prevê a realização de exibições pelo Cineclube Memorabilia, além de ações em pontos de cultura e escolas públicas de Nazaré. A iniciativa visa utilizar o documentário como material didático para atividades pedagógicas nas disciplinas de história, cultura da Bahia e redação.
A trilha sonora original do filme, composta por Lucas Paola de Sá, está disponível na plataforma Spotify. O projeto foi contemplado pelos editais da Paulo Gustavo Bahia e conta com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, com recursos da Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura.
A Lei Paulo Gustavo foi criada para implementar ações emergenciais de apoio ao setor cultural, conforme a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




