O Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) viveu uma manhã especial na quinta-feira (20/02/2025), ao celebrar o 80º aniversário do paciente Manoel Santana Conceição, que está internado há mais de um mês na unidade de cuidados paliativos. A festa, marcada por momentos de emoção, amor e humanização, contou com a presença de familiares, amigos, e até do cachorro de estimação do paciente, Pirulito, que realizou um dos sonhos de Manoel ao ser incluído na comemoração.
O evento foi organizado pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do HGCA, com apoio da equipe multidisciplinar, incluindo profissionais de nutrição e cuidados paliativos. A coordenadora do GTH, Milena Moreira, destacou que o evento integrou quatro projetos de humanização da instituição: “Celebrar a Vida”, “Filtro dos Sonhos”, “Visita Aumiga” (visita de animal de estimação) e “Assistência Religiosa”. Milena enfatizou a importância de unir esses projetos em um único evento, proporcionando qualidade de vida, amor e assistência humanizada a Manoel, especialmente com a visita de Pirulito, que foi um desejo do paciente.
“A humanização é algo que todos nós fazemos juntos. Conseguimos unir os projetos em um único momento para proporcionar a Manoel o que ele mais desejava: estar com a família e o seu cachorro Pirulito. Isso é a verdadeira humanização”, afirmou Milena Moreira.
A filha do paciente, Marisa de Souza Conceição, visivelmente emocionada, expressou a gratidão pela comemoração:
“Esse momento não tem preço. Meu pai é nosso herói e exemplo de vida. Estamos agradecidos por todo o carinho que ele recebeu hoje”, disse, tocada pela celebração.
A coordenadora do Serviço de Nutrição, Márcia Araújo, ressaltou o trabalho coletivo para tornar o aniversário de Manoel um momento especial.
“Preparamos um bolo simbólico, repleto de carinho e atenção. O sol que ele tanto sentia falta brilhou forte hoje, trazendo alegria e amor a todos”, comentou Márcia.
Visivelmente emocionado, Manoel Santana Conceição agradeceu a equipe e todos os presentes.
“Hoje senti felicidade e vida novamente. O sol que bateu em mim é um presente. Se Deus me der mais um ano, aceito com gratidão”, declarou o paciente, demonstrando gratidão e paz.
O que são cuidados paliativos?
Em entrevista, Carina Carvalho, coordenadora de cuidados paliativos do HGCA, explicou a importância desse tipo de cuidado.
“Os cuidados paliativos são mais do que o tratamento de doenças incuráveis; eles envolvem acolhimento, controle da dor e suporte emocional e espiritual. O paciente é sempre o centro do cuidado, e suas vontades são respeitadas”, afirmou Carina.
Atualmente, o HGCA cuida de 17 pacientes em cuidados paliativos, e a coordenadora destacou o pioneirismo da Bahia, que inaugurou, em janeiro de 2025, o primeiro hospital 100% SUS do Brasil dedicado exclusivamente a cuidados paliativos. Carina enfatizou que a experiência do aniversário de Manoel foi mais do que uma celebração de vida, sendo um exemplo de amor, empatia e respeito pelos pacientes que enfrentam momentos delicados.
“A manhã desta quinta-feira no HGCA foi uma verdadeira lição de humanização, mostrando que, mesmo sem a perspectiva de cura, é possível proporcionar qualidade de vida e amor”, concluiu Carina Carvalho.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




