Nesta quarta-feira (26/02/2025), o Centro de Atenção Psicossocial João Carlos Lopes Cavalcante (CAPS III) celebrou seus 20 anos de atuação em Feira de Santana, consolidando-se como referência no atendimento a pacientes com transtornos mentais severos. A unidade, pioneira na Bahia, foi inaugurada com a missão de oferecer tratamento humanizado e comunitário a indivíduos com transtornos graves e persistentes.
A comemoração foi iniciada com uma apresentação musical do cantor feirense Djalma Ferreira, que executou um repertório com músicas tradicionais do axé, destacando a cultura local. Em seguida, um culto ecumênico contou com a participação de autoridades e representantes de diversas religiões, reforçando o compromisso da gestão com o acolhimento integral aos pacientes, enfatizando que o tratamento vai além da oferta de medicações e consultas médicas.
O coordenador da Rede de Saúde Mental, Joadson Andrade, afirmou que a celebração visou proporcionar um momento de lazer e bem-estar aos pacientes atendidos pelo CAPS III.
“Os CAPS, em especial este aqui, representam um avanço na luta antimanicomial e no tratamento digno às pessoas com transtornos graves e persistentes. Ele surge com a proposta de dar autonomia e dignidade, mostrando que esses pacientes têm plenos direitos de viver em sociedade”, afirmou Joadson Andrade.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, destacou o orgulho que o CAPS III representa para a cidade.
“Saúde se trabalha com carinho e humanização. Esta é a primeira unidade tipo 3 da Bahia. Vamos trabalhar muito para fazer dessa rede uma das melhores do país”, afirmou o secretário.
A coordenadora do CAPS III, Bárbara Amorim, explicou que a unidade oferece atendimento 24h e acompanha mais de 10 mil pacientes com a ajuda de uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos e psiquiatras.
“É um desafio muito grande e uma felicidade ao mesmo tempo. Eu acompanhei a época da implantação e estar presente aqui hoje, celebrando sua história, é muito gratificante. Estamos todos aqui para dar o nosso melhor”, destacou Bárbara Amorim.










Deixe um comentário