Com o objetivo de assegurar o bem-estar das pessoas diagnosticadas com fibromialgia, a Prefeitura de Feira de Santana disponibiliza a carteira de identificação (CIPFIBRO), que confere prioridade no atendimento nas repartições municipais. O serviço foi regulamentado pela Lei Municipal nº 3.962/2019 e está disponível exclusivamente para os moradores da cidade. A iniciativa integra as ações do Fevereiro Roxo, mês dedicado à conscientização sobre a doença.
Atualmente, 680 pessoas com fibromialgia estão cadastradas no sistema, sendo a maioria mulheres, com 95% dos beneficiados. Apenas 3% dos homens possuem a CIPFIBRO. Esses dados foram divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Embora a medida seja restrita aos cidadãos de Feira de Santana, 159 solicitações de pessoas da região metropolitana foram registradas, mas todas foram negadas devido à limitação geográfica do serviço.
O processo de solicitação da carteira de identificação é realizado por meio do site oficial da prefeitura, no endereço fibromialgia.feiradesantana.ba.gov.br. Para os adultos, o procedimento é simples e pode ser feito de forma autônoma. No caso de crianças e adolescentes, a solicitação deve ser feita pelos responsáveis legais, que precisam preencher um cadastro com os dados do paciente e do responsável. Para esses casos, são exigidos documentos como RG e CPF do responsável, além de laudo médico digitalizado contendo informações detalhadas sobre o paciente, Classificação Internacional de Doenças (CID), assinatura e carimbo de identificação com CRM do médico responsável, e um exame de tipo sanguíneo.
Caso os solicitantes tenham alguma dúvida ou dificuldade no processo, podem buscar suporte diretamente no departamento de serviço social da SMS, onde assistentes sociais estão disponíveis para fornecer a orientação necessária.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




