Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou no último sábado (15/02/2025) a terceira captação de múltiplos órgãos do ano. O procedimento reflete o avanço da unidade na ampliação das doações, consolidando sua atuação como referência na saúde pública da Bahia.
A captação de órgãos foi conduzida por uma equipe multidisciplinar do HRCC, em parceria com a Central Estadual de Transplantes da Bahia (CET-BA) e a Organização de Procura de Órgãos do Sul da Bahia (OPO Sul). Segundo Naama Ramos e Silva, enfermeira da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do HRCC, a atuação conjunta das instituições tem sido fundamental para ampliar o número de doações e garantir a efetivação dos procedimentos.
A profissional destacou o compromisso da unidade com o fortalecimento da doação de órgãos na rede pública de saúde. Segundo ela, os avanços registrados neste início de ano são resultado do empenho e dedicação da equipe hospitalar.
“Esse resultado só foi possível graças ao acolhimento e à mobilização dos profissionais, que garantiram que o desejo da família doadora fosse respeitado”, afirmou.
A enfermeira ressaltou ainda o impacto do procedimento para pacientes que aguardam na fila de transplantes. “Cada captação representa uma nova esperança para aqueles que aguardam um órgão. Nossa gratidão à família doadora, que, mesmo em um momento de dor, demonstrou empatia e solidariedade ao permitir que outras vidas fossem salvas”, declarou.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




