O Hospital Regional de Juazeiro tem se consolidado como um centro de referência no atendimento de alta complexidade para a região norte da Bahia. Inaugurado em novembro de 2024, o hospital, que recebeu mais de R$ 70,7 milhões de investimento, ampliou sua estrutura para atender com qualidade gestantes, puérperas e pacientes com necessidades de tratamento especializado. Desde sua inauguração, a unidade tem realizado partos de alto risco e atendido casos complexos, contribuindo significativamente para a saúde pública da região.
O Hospital Regional de Juazeiro, inaugurado com o objetivo de atender gestantes de alto risco e casos médicos complexos, já realizou 200 partos desde novembro de 2024. A unidade oferece uma estrutura moderna e adaptada, com 358 leitos, incluindo UTI neonatal, pediátrica e cuidados intermediários. Pacientes como Jaqueline Cavalcanti, que enfrentaram complicações durante a gravidez, encontram no hospital a assistência necessária para garantir a saúde da mãe e do bebê. A gestante, que teve sua bolsa amniótica rompida prematuramente, foi atendida com o objetivo de realizar o parto apenas na 34ª semana de gestação, evitando complicações.
A secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, enfatizou que a ampliação da unidade foi resultado de um planejamento cuidadoso, visando melhorar a assistência e qualificar os profissionais envolvidos no atendimento.
“Não só ampliamos a assistência, mas qualificamos o atendimento. Agora, contamos com novos serviços, como cirurgia pediátrica, e a maternidade se integra à rede PEBA para fortalecer a saúde pública no norte da Bahia”, afirmou. A unidade, que também realiza cirurgias de média e alta complexidade, é referência para as cidades do Vale do São Francisco.
O diretor médico do hospital, João Antônio Bandeira, destacou a importância da unidade para a região.
“É o melhor hospital da região e um dos maiores do interior do estado. Nossa expectativa é de expandir ainda mais o atendimento, realizando mais partos e acolhendo crianças com necessidade de UTI”, disse.
Com a ampliação, a unidade conta com 1.688 profissionais da saúde, que atuam em diversas especialidades, incluindo oncologia, traumatologia, angioplastia e urologia.
Além de atender gestantes de alto risco, o hospital também realiza atendimentos em diversas especialidades médicas. Entre novembro e janeiro, 1.466 cirurgias foram realizadas nas áreas de clínica médica, cirurgia geral, mastologia e outras. Pacientes como Nerivam Braga, que foi submetida a uma cirurgia de remoção de tumor, expressaram sua satisfação com o atendimento recebido.
“A equipe médica e de enfermagem é excelente, e me senti muito acolhida durante o tratamento”, afirmou Braga, que passou por uma cirurgia de colostomia e agora se prepara para a reconstrução do intestino.
O Hospital Regional de Juazeiro tem se consolidado como uma peça fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia, oferecendo atendimento de alta qualidade e humanizado, e proporcionando um acesso mais próximo à saúde para os moradores da região norte.
Share this:
- Click to print (Opens in new window) Print
- Click to email a link to a friend (Opens in new window) Email
- Click to share on X (Opens in new window) X
- Click to share on LinkedIn (Opens in new window) LinkedIn
- Click to share on Facebook (Opens in new window) Facebook
- Click to share on WhatsApp (Opens in new window) WhatsApp
- Click to share on Telegram (Opens in new window) Telegram
Relacionado
Discover more from Jornal Grande Bahia (JGB)
Subscribe to get the latest posts sent to your email.




